Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Página Inicial
Edição Atual
Edições Anteriores
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 15 n. 1 (2019): Artigos Livres
v. 15 n. 1 (2019): Artigos Livres
Volume 15, número 1, ano 2019
Publicado:
2019-03-07
Artigos Livres
EXPEDIENTE
Jose Silvio Oliveira
01-07
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.57600
Negatividad y exterioridad: principios explicativos de la educación inclusiva
Aldo Ocampo González, CHILE
01 -26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.57536
A fotografia nas aulas de história - potencialidades
Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Davi Aragão Martins da Silva
01 - 21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54362
A escuta do sofrimento de sujeitos marginalizados através do plantão psicológico: relato de experiência
Érico Douglas Vieira
01 -20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.53968
A inclusão de alunos com deficiência na rede pública de ensino: um olhar sobre o ensino de química
Wéberton Henrique Vieira da Silva, Joceline Maria da Costa Soares, Elisabete Alerico Gonçalves
01 -24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.53745
A língua de MH e as relações interativas de acordo com a ecologia da interação comunicativa
Cleber Cezar da Silva
01 - 21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54896
Análise e reflexão teórica sobre a natureza do trabalho pedagógico de professores enfermeiros
Reila Campos Guimarães de Araújo, Nilce Maria Silva Campos Costa, Gleydson Alves Silva
01 -10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54784
A percepção dos professores sobre a escola de tempo integral: o caso do CEPI AMÉLIA ISSA
Wender da Silva Caixeta, Cristiane Maria Ribeiro
01 -23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.52765
A A violência e os contos: análise da suavização de conteúdos violentos em A Bela Adormecida
Joel Victor Reis Lisboa
01-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.56867
Cadê a geometria na educação infantil? O gato comeu!
Andréia Cristina de Sena Santana Zucca, Klinger Ciríaco
01 -18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.55875
Como ensinar a história africana e a cultura afro-brasileira na educação infantil? Reflexões sobre o projeto histórias cruzadas do Ministério da Educação (MEC)
Alan Ricardo Duarte Pereira, Márcia Macedo Alves
01 - 15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.53199
Computação quântica e o sonho de Pestalozzi
Mauro Antonio Andreata
01 -17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.53967
Construção do conhecimento e inclusão social: o uso do computador como ferramenta de auxílio
Maria José da Silva Marques
01 -12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.49556
Contribuições de Ludwik Fleck para o entendimento da produção do conhecimento científico em um ambiente acadêmico de caráter multidisciplinar
CLAUDIO MANUEL RODRIGUES
01 -13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.55372
Dificuldades pedagógicas no estágio supervisionado e a necessidade da formação para o olhar investigativo
Patrícia do Nascimento, Sandro Rogério Vargas Ustra
01 - 20
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.47946
Identidade e perfil dos professores universitários: reflexos e influências na docência e na formação acadêmica
Joice Silva Marques Mundim, Giselle Moraes Resende Pereira, Guilherme Saramago de Oliveira
01 -23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54532
Livro didático e o professor crítico-reflexivo - associações possíveis
Hugo de Carvalho Sobrinho, Alcinéia de Souza Silva, Gleiser Mateus Ferreira Valério
01 - 13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.55092
Mapeamento bibliográfico da inclusão de deficientes visuais na aprendizagem de matemática
Paulo Sergio de Oliveira Conceição, Carla Lima Santos, Karla Amâncio Pinto Field´s, Ana Maria Libório Oliveira
01 -10
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.55959
• Medicalização e fracasso escolar: introdução à construção do discurso hegemônico.
Wanderson Pereira Lima, Gina Glaydes Guimarães de Faria
01 -17
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.53834
Modelagem matemática como metodologia para o ensino aprendizagem da matemática: revisão da literatura.
Sória Pereira Lima Soares
01 - 12
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.51588
O ensino de história local como estratégia pedagógica
Tauã Carvalho de Assis, Suely Lima de Assis Pinto
01-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.56626
O interesse pessoal e o fator professor no processo de aprendizagem do aluno
Lidianne Salvatierra
01 -21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.53465
População LGBT em âmbito escolar: preconceitos e discriminações x direito à educação e cidadania
Jessica Pereira Casali, Josiane Peres Gonçalves
01-18
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i5.55095
Por dentro da escola: imagens do professor, do aluno e do currículo no filme escritores da liberdade
Ana Paula Domingos Baladeli
01 -21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54435
Pierre Bourdieu e o ensino no Brasil nos anos 1990
Cláudia Regina Paese
01 -14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54876
Se cuida! Projeto de prevenção em DST como ferramenta no ensino da biologia
Jaqueline Miranda Pinto, Natasha Bertochi, Analía Garnero
01 -16
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.53447
Tradutor (a) intérprete da Língua Brasileira de Sinais - diferentes caminhos no processo de tradução-interpretação
Érica Ferreira Melo, Cristiane DE Fátima Lemes Domingos
01- 14
PDF
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54598
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Français (Canada)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems