A percepção dos professores sobre a escola de tempo integral: o caso do CEPI AMÉLIA ISSA

Autores

  • Wender da Silva Caixeta Instituto Federal Goiano
  • Cristiane Maria Ribeiro Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.52765

Resumo

Este trabalho objetivou analisar as percepções de professores acerca da Escola Pública de Tempo Integral (ETI) tendo como objeto de estudo  Centro de Ensino em Período Integral Amélia Issa, localizada em Orizona-Go, pertencente à Rede Estadual de Educação de Goiás. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada sob a perspectiva de estudo de caso e teve como metodologia a análise documental, a observação participante natural e aplicação de questionários aos professores da escola investigada. Os dados mostraram que a maioria dos professores consideram a ETI muito necessária ao contexto escolar, embora suas percepções ainda apontem marcas assistencialistas que sustentam esta concepção. Constatamos também a precariedade nas condições de trabalho no que tange à falta de espaços específicos para a execução das atividades variadas, o que implica na reorganização dos espaços e tumulto na escola.  Concluímos que o estado exerce uma atuação tênue no tocante aos subsídios para manutenção desta organização escolar. Para tanto, nossos achados, enfatizam que não basta estender a jornada escolar no tocante à carga horária, é preciso que haja espaços físicos apropriados e recursos pedagógicos para a melhoria desta organização escolar enquanto política pública.

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Biografia do Autor

Wender da Silva Caixeta, Instituto Federal Goiano

Mestrando em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo Instituto Federal Goiano e graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. É professor vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Orizona na condição de assessor administrativo.

Cristiane Maria Ribeiro, Instituto Federal Goiano

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), professora do Instituto Federal Goiano.

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Publicado

2019-02-01

Como Citar

DA SILVA CAIXETA, Wender; RIBEIRO, Cristiane Maria. A percepção dos professores sobre a escola de tempo integral: o caso do CEPI AMÉLIA ISSA. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 1, p. 01–23, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.52765. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/52765. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres