Análise e reflexão teórica sobre a natureza do trabalho pedagógico de professores enfermeiros

Autores

  • Reila Campos Guimarães de Araújo Universidade Federal de Jataí (GO); Departamento: Unidade de Ciências da Saúde; Área: Faculdade de Enfermagem
  • Nilce Maria Silva Campos Costa Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Gleydson Alves Silva Secretaria de Saúde do Estado de Goiás - Regional de Saúde Sudoeste I / Servidor público.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54784

Resumo

Objetivo: refletir sobre o processo de formação dos professores enfermeiros e o impacto que o trabalho docente provoca no processo formativo de seus educandos. Método: esse artigo é fruto de discussões teóricas na disciplina de Trabalho docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de estudo exploratório e descritivo, de revisão bibliográfica, de abordagem predominantemente qualitativa através de análise crítica dos artigos. Considerações finais: ao refletir sobre as formas diversificadas de ensinar em Enfermagem torna-se relevante compreender a trajetória formativa necessária para construir uma identidade docente pois a memória educativa do enfermeiro impacta no seu comportamento ‘pedagógico’, e geralmente os enfermeiros assumem o cargo de docente sem nenhuma experiência e/ou conhecimento sobre as Políticas de Educação, considerando ser formação pedagógica os cursos esporádicos  que fazem ao longo da carreira docente.

 

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Biografia do Autor

Reila Campos Guimarães de Araújo, Universidade Federal de Jataí (GO); Departamento: Unidade de Ciências da Saúde; Área: Faculdade de Enfermagem

Enfermeira; Bacharel e Licenciatura em Biologia; Mestrado em Ensino na Saúde (UFG), doutoranda em Ciências da Saúde (UFG); Especialização nas áreas de: 1) Análise de Situação de Saúde pelo Ministério da Saúde e IPTSP (UFG); 2) Auditoria de Serviços de Saúde (IBEED); 3) Saúde da Família pelo Ministério da Saúde; 4) Biologia com ênfase em Fisiologia do Exercício (UFG); 5) Gestão do Trabalho e Educação em Saúde SUS-SEST-SUS (UFRN); 6) Atenção Domiciliar UNA-SUS (UFSC); Atualmente é Professora da Carreira de Magistério Superior em regime de Dedicação Exclusiva na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Jataí -UFJ- (GO). Atua como Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UFJ e escreve sobre os seguintes temas: ensino e aprendizagem, Metodologias de Ensino, Docência e formação docente no ensino em saúde.

Nilce Maria Silva Campos Costa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Titular da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFG. Linha de pesquisa em Ensino na saúde, com os temas avaliação curricular, formação e atuação do nutricionista e docência no ensino superior em saúde. Diretora da Faculdade de Nutrição da UFG de 1997 a 2001 e de 2005 a 2009. Coordenou o Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da UFG de 2011 a 2015. Coordenadora do Programa de Reorientação da Formação Profissional de cursos da área da saúde (Edital MS/ME/2008) - Pro Saúde 2, dos cursos de Nutrição e Farmácia da UFG, de 2008 a 2011. Coordenou o Projeto de Criação da Linha de pesquisa em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina - Pro Ensino na Saúde - (Edital Capes 24/2010) até 2015. Líder dos grupos de pesquisa do diretório do CNPq: Avaliação Curricular em Saúde e Ensino na Saúde.

Gleydson Alves Silva, Secretaria de Saúde do Estado de Goiás - Regional de Saúde Sudoeste I / Servidor público.

Profissional de Educação Física;Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (2006); Discente em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás; Pós graduação em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz/Ministério da Saúde. Formação em Arbitragem de Futsal pela Federação Goiana de Futebol de Salão. Formação de Arbitragem de Futebol pela Federação Goiana de Futebol. Atualmente é servidor público no cargo Assistente Técnico de Saúde na Secretaria de Saúde do Estado de Goiás na Regional de Saúde Sudoeste I e desenvolve pesquisas como colaborador em saúde coletiva.

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Publicado

2019-03-06

Como Citar

CAMPOS GUIMARÃES DE ARAÚJO, Reila; SILVA CAMPOS COSTA, Nilce Maria; ALVES SILVA, Gleydson. Análise e reflexão teórica sobre a natureza do trabalho pedagógico de professores enfermeiros. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 1, p. 01–10, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.54784. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/54784. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres