O ensino de história local como estratégia pedagógica

Autores

  • Tauã Carvalho de Assis Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.
  • Suely Lima de Assis Pinto Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.56626

Resumo

Este artigo evidencia e problematiza a necessidade e as dificuldades pedagógicas inerentes ao ensino de história local. Para além da defesa dos conteúdos acerca do local, defende-se o ensino da história local enquanto estratégia pedagógica para a formação da consciência histórica no ensino fundamental. Assim, discute-se a demandas curriculares por esse ensino relativo às questões históricas do local, a conceituação de história local, e as dificuldades encontradas para a concretização dessa proposta pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tauã Carvalho de Assis, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Pedadogo. Mestre em Educação. Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Suely Lima de Assis Pinto, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Doutora em História. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí.

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação)

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

___. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

FONSECA, Selva Guimarães. O estudo da história local e a construção de identidades. ___. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico)

FONSECA, Selva Guimarães. O estudo da história local e a construção de identidades. ___. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico)

GONÇALVES, Márcia de Almeida. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria F. C.; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.

GONÇALVES, Márcia de Almeida. História local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: MONTEIRO, Ana Maria F. C.; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.

HORN, Geraldo Balduíno; GERMINARI, Geyso Dongley. História local, arquivos familiares e o ensino. In: ___. O ensino de história e seu currículo: teoria e método. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

MARTINS, Marcos Lobato. História regional. IN: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.

MENEZES, Leila Medeiros; SILVA, Maria Fatima de Souza. Ensinando história nas séries iniciais: alfabetizando o olhar. In: MONTEIRO, Ana Maria F. C.; GASPARELLO, Arlette Medeiros; MAGALHÃES, Marcelo de Souza. (orgs.) Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007.

SAMUEL, Raphael. História local e história oral. Revista Brasileira de História. V. 9, n. 19. São Paulo: Anpuh/Marco Zero, set., 1989. P. 219-243.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. História local e o ensino de História. In: ___. Ensinar história. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção pensamento e ação na sala de aula.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

ASSIS, Tauã Carvalho de; PINTO, Suely Lima de Assis. O ensino de história local como estratégia pedagógica. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 01–18, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.56626. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/56626. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres