Pierre Bourdieu e o ensino no Brasil nos anos 1990

Autores

  • Cláudia Regina Paese UCPEL/RS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54876

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu aplicada ao ensino brasileiro, a partir dos anos 1990 até a atualidade, com ênfase na reforma do ensino médio e na “escola sem partido”. Utilizamos, para tanto, como referência principal, o trabalho publicado em parceria com Jean-Claude Passeron, “A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino”, datada de 1978. Esta obra fornecerá subsídios para a discussão e a análise, com o objetivo de compreender as relações histórico-sócio-políticas entre educação e sociedade que produziram as políticas de (em) Educação.

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Biografia do Autor

Cláudia Regina Paese, UCPEL/RS

Doutoranda em Política Social pela Univee Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Bolsista da Capes/Prosup.  Mestre em Política Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Integrante do grupo de pesquisa POLITIZA da Unb e do grupo de pesquisa Políticas Sociais, Programas de Transferência de Renda, Gênero e Pobreza, da Universidade Católica de Pelotas.

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

PAESE, Cláudia Regina. Pierre Bourdieu e o ensino no Brasil nos anos 1990. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 1, p. 01–14, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.54876. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/54876. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres