Por dentro da escola: imagens do professor, do aluno e do currículo no filme escritores da liberdade
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54435Resumo
A escola e os desafios da profissão docente estão presentes em variados filmes comerciais, estes que retratam a trajetória de um professor idealizado. Outro clichê explorado à exaustão é o do aluno da escola pública de periferia, este apresentado como agressivo, desmotivado, com dificuldades de aprendizagem e sem perspectiva com a escola. Este artigo analisa as imagens do aluno de periferia, do professor outsider e do currículo no filme Escritores da Liberdade a partir dos pressupostos dos multiletramentos. A análise indica que o aluno de periferia carece da existência de um professor bem intencionado, que está comprometido com transformação por meio do laço afetivo construído com os alunos. A narrativa fílmica é compreendida como discurso que, requer análise crítica dos sentidos que retrataram sobre a profissão professor, a imagem do aluno e o papel do currículo nos filmes de escola.
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