Cadê a geometria na educação infantil? O gato comeu!

Autores

  • Andréia Cristina de Sena Santana Zucca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.
  • Klinger Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.55875

Resumo

O artigo analisa o lugar da geometria na Educação Infantil com base em dados obtidos a partir de observações em turmas de pré-escola. A abordagem metodológica se inscreve no campo da pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítica. Os dados levam a conclusão de que, apesar da instituição de ensino trabalhar de forma a contemplar os direitos das crianças amparados pela legislação vigente, as professoras participantes da pesquisa não conseguem organizar suas práticas de modo que contemplem o bloco “Espaço e Forma”, uma vez que, no caso deste estudo, a prática pedagógica vem sendo estruturada de forma mais abrangente com números e sistema de numeração.

 

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Biografia do Autor

Andréia Cristina de Sena Santana Zucca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí; Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática - GEPIDEM/UFMS/CNPq.

Klinger Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí.

Professor Adjunto II do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Naviraí; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática - GEPIDEM/UFMS/CNPq.Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS do Instituto de Matemática - INMA - Campo Grande. Doutor em Educação pela UNESP, Presidente Prudente-SP.

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Publicado

2019-03-08

Como Citar

ZUCCA, Andréia Cristina de Sena Santana; CIRÍACO, Klinger. Cadê a geometria na educação infantil? O gato comeu!. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 1, p. 01–18, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.55875. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/55875. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres