A língua de MH e as relações interativas de acordo com a ecologia da interação comunicativa

Autores

  • Cleber Cezar da Silva Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54896

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a interação comunicativa de MH, uma ouvinte, que por problemas de saúde faz uso de uma língua mista, fundamental para educação, pois é através da linguagem que o indivíduo se relaciona como mundo e interioriza o mundo. O recorte teórico que dá sustento a nossa pesquisa é a Ecolinguística, mais precisamente a Ecologia da Interação Comunicativa. No decorrer fazemos uma breve discussão de língua de acordo com a visão da Ecolinguística. O método da pesquisa é um estudo de caso, numa abordagem qualitativa a vista da análise linguística. Por fim, observamos que MH, faz uso de uma língua mista (oralizada e gestual), que faz referência com o ambiente em que a mesma está inserida, desta forma, ela cumpre com algumas regras interacionais e estabelece relações com uso das regras sistêmicas. Desta forma, é perceptível o processo de interação entre membros usuários de uma língua mista e os da língua convencional da sociedade/comunidade que ambos estão inseridos.

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Biografia do Autor

Cleber Cezar da Silva, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Doutorando em Linguística, UNB (2017), Mestre em Estudos da Linguagem, UFG/Regional Catalão (2017), possui graduação em Letras (Português/ Inglês) UEG (2003) e Letras (Português/Espanhol) UNIP (2014). Especialização em Psicopedagogia (2005) - UEG - Unu de Pires do Rio - Goiás, Especialização em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem em Línguas Estrangeiras (2010) - Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Com experiência em Ensino Superior junto a Universidade Estadual de Goiás, Pós-graduação nível especialização junto a Faculdade Noroeste - FAN, e na educação básica e função de Gestor Educacional junto a SEDUCE/GO. Atuando na área de Letras e Linguística, com ênfase em Línguas e Literaturas, com os seguintes temas: variedade, domínio, educação, inclusão, ensino de LE e prática pedagógica, léxico e toponímia.

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

DA SILVA, Cleber Cezar. A língua de MH e as relações interativas de acordo com a ecologia da interação comunicativa. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 01–21, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.54896. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/54896. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres