Identidade e perfil dos professores universitários: reflexos e influências na docência e na formação acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54532Resumo
Esta pesquisa tem como foco principal a docência universitária, com ênfase na identidade e perfil dos professores, e também, a formação acadêmica. O objetivo deste artigo é investigar, analisar e discutir sobre a identidade e perfil dos professores do Ensino Superior, abordando o significado e finalidade da docência para a formação acadêmica. Visto que a identidade e o perfil dos professores universitários influenciam no processo de ensino-aprendizagem, na construção de conhecimentos e na formação dos sujeitos, foi aplicado um questionário para dezoito professores que ministram aulas no curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo, em que permitiu construir uma discussão acerca da docência universitária, a partir de diversos aspectos relacionados com o ensino e a formação. Nesse sentido, foi possível destacar pontos pertinentes deste assunto, a partir dos discursos dos professores colaboradores da pesquisa, construindo reflexões para a área de conhecimento em questão.
Downloads
Referências
ENRICONE, D. A dimensão pedagógica da prática docente futura. In: ______. (Org.). A docência na Educação Superior: sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006. p. 9-28.
FREITAS, L. C. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2014.
GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GIL, A. C. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2009.
GRILLO, M. C. Percursos da constituição da docência. In: ENRICONE, D. (Org.). A docência na Educação Superior: sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006. p. 59-72.
GUIMARÃES, V. S. A docência universitária e a constituição da identidade profissional do professor. In: RIBEIRO, M. L; MARTINS, E. de S; CRUZ, A. R. S. da. (Orgs.). Docência no ensino superior: desafios da prática educativa. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 15-29.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2007.
MENDES, O. M. Avaliação Formativa no Ensino Superior: Reflexões e alternativas possíveis. In: VEIGA, I. P. A; NAVES, M. L. P. (Orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. São Paulo: Junqueira & Marin, 2005. p.175-197.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1997.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2003.
ROSSMAN, B. G.; RALLIS, S. F. Learning in the field: an introduction to qualitative research. London: Sage, 1998.
SEVERINO, A. J. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. São Paulo: FEUSP, 2008.
ZABALZA, M. A. O ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.