Identidade e perfil dos professores universitários: reflexos e influências na docência e na formação acadêmica

Autores

  • Joice Silva Marques Mundim FACED - UFU
  • Giselle Moraes Resende Pereira UFU
  • Guilherme Saramago de Oliveira FACED-UFU

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54532

Resumo

Esta pesquisa tem como foco principal a docência universitária, com ênfase na identidade e perfil dos professores, e também, a formação acadêmica. O objetivo deste artigo é investigar, analisar e discutir sobre a identidade e perfil dos professores do Ensino Superior, abordando o significado e finalidade da docência para a formação acadêmica. Visto que a identidade e o perfil dos professores universitários influenciam no processo de ensino-aprendizagem, na construção de conhecimentos e na formação dos sujeitos, foi aplicado um questionário para dezoito professores que ministram aulas no curso de Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Monte Carmelo, em que permitiu construir uma discussão acerca da docência universitária, a partir de diversos aspectos relacionados com o ensino e a formação. Nesse sentido, foi possível destacar pontos pertinentes deste assunto, a partir dos discursos dos professores colaboradores da pesquisa, construindo reflexões para a área de conhecimento em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Silva Marques Mundim, FACED - UFU

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Especialização em Docência na Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade Cândido Mendes (2012). Especialização em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2016 - EM ANDAMENTO).

Giselle Moraes Resende Pereira, UFU

Professora da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Monte Carmelo/MG, e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFU, linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (2009), graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade de Franca (2011), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2012) e curso de extensão universitária em Educação a Distância pelo Centro Educacional Sul Mineiro LTDA-ME, CESM (2016).

Guilherme Saramago de Oliveira, FACED-UFU

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação acadêmico e profissional. É Diretor de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Compõe o corpo de avaliadores de cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. 

Referências

ENRICONE, D. A dimensão pedagógica da prática docente futura. In: ______. (Org.). A docência na Educação Superior: sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006. p. 9-28.

FREITAS, L. C. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2014.

GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

GIL, A. C. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2009.

GRILLO, M. C. Percursos da constituição da docência. In: ENRICONE, D. (Org.). A docência na Educação Superior: sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006. p. 59-72.

GUIMARÃES, V. S. A docência universitária e a constituição da identidade profissional do professor. In: RIBEIRO, M. L; MARTINS, E. de S; CRUZ, A. R. S. da. (Orgs.). Docência no ensino superior: desafios da prática educativa. Salvador: EDUFBA, 2011. p. 15-29.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2007.

MENDES, O. M. Avaliação Formativa no Ensino Superior: Reflexões e alternativas possíveis. In: VEIGA, I. P. A; NAVES, M. L. P. (Orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. São Paulo: Junqueira & Marin, 2005. p.175-197.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1997.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2003.

ROSSMAN, B. G.; RALLIS, S. F. Learning in the field: an introduction to qualitative research. London: Sage, 1998.

SEVERINO, A. J. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. São Paulo: FEUSP, 2008.

ZABALZA, M. A. O ensino Universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2019-02-04

Como Citar

MARQUES MUNDIM, Joice Silva; RESENDE PEREIRA, Giselle Moraes; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago. Identidade e perfil dos professores universitários: reflexos e influências na docência e na formação acadêmica. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 1, p. 01–23, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.54532. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/54532. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres