v. 15 n. 4 (2019): Dossiê: Educação, Literatura e Linguística.

					Visualizar v. 15 n. 4 (2019): Dossiê: Educação, Literatura e Linguística.
Publicado: 2020-03-02
  • EXPEDIENTE

    José Sílvio Oliveira
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.62366

Dossiê: Linguística e Literatura

  • Apresentação - LITERATURA

    Gleiser Mateus Ferreira Valério, UnB, Anderson Luís Nunes da Mata, UnB
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.62345
  • A Criação do imaginário em narrativas de estudantes brasileiros: perspectivas a partir das Olimpíadas de Língua Portuguesa

    Gleiser Mateus Ferreira Valério
    01-12
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.51560
  • A leitura de literatura e o recalque da Internet nos jovens estudantes do Ensino Médio

    Patrícia Cardoso Batista, Sheila Oliveira Lima
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60234
  • As Literaturas de Língua Inglesa como Ferramenta para Instigar a Aprendizagem de Inglês no Ensino Médio a partir da Identificação Social e Cultural

    Isabel Cristina Rodrigues Ferreira, Camila da Silva Gomes
    01-14
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60239
  • Clube do livro: diálogo e interação de leitura no ambiente escolar

    Elizabete Barros de Sousa Lima, Maxçuny Alves Neves da Silva
    01-12
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60245
  • Dos caminhos da violência na escola representada na literatura brasileira

    Cleiry de Oliveira Carvalho
    01-25
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.63432
  • Ensino de literatura e alunos surdos: diálogo necessário

    Mirian Theyla Ribeiro Garcia
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60238
  • Literatura ficcional no Ensino Superior Tecnológico!? Por quê (não)?

    Carina Fior Postingher Balzan
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60167
  • Literatura na escola: os contos de fadas

    Lívia Santos Brisolla, Daniela Pereira dos Santos
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60213
  • O Potencial agentivo da leitura de obras literárias de autoria feminina: uma experiência etnográfica no contexto escolar

    Atauan Soares de Queiroz, Juliana de Freitas Dias
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60225
  • Por um ensino de literatura sob o olhar das representações étnico-raciais: análise de becos da memória, de conceição evaristo, e um defeito de cor, de ana maria gonçalves

    Gislene Barral Felipe da Silva, Maria Aparecida Cruz de Oliveira, Devair Antônio Fiorotti
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.62199
  • Platão e a Batcaverna

    Lúcia Helena Marques Ribeiro
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60243
  • Práticas de leitura de alunos do curso de letras reveladas em seus memoriais de formação

    Priscila Sandra Ramos Lima, Sandra Maia Farias Vasconcelos
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60232
  • Quando ler é criar: princípios para planejar vivências literárias na escola

    Marcia Lopes Duarte, Sabrina Vier
    01-11
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60179
  • Uma experiência de projeto de letramento crítico com literatura negra feminina

    Viviane Cristina Vieira, Rayanne Oliveira Fontenele Vasconcelos
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60410
  • Literatura e imaginário educacional em Ofélia, a ovelha, de Marina Colasanti

    Geam Karlo-Gomes, Maria Eugênia dos Santos
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.58952
  • Apresentação - LINGUÍSTICA

    Márcio Issamu Yamamoto, UFJ Cristiane Carvalho de Paula Brito, UFU
    01-04
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.62369
  • A educação de surdos: proposta de questionário de histórico da linguagem

    Lidiane de Lemos Soares Pereira, Thalita Costa Curado, Anna Maria Canavarro Benite
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.58003
  • Abordagem Lexical, Linguística de Corpus e Enem: uma proposta de ensino de língua inglesa

    Joel Victor Reis Lisboa, Márcio Issamu Yamamoto
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60720
  • Histórias de uma professora de língua inglesa e seus alunos no facebook: o papel do professor em ambiente online

    Geralda do Santos Ferreira
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60105
  • Motivação e expectativas de alunos iniciantes de língua francesa

    Andrea Emiliana Fernandes Santos
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60497
  • O português do(a) surdo(a) no rizoma das línguas brasileiras

    Hildomar José Lima, Tânia Ferreira Rezende
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.59400
  • Reflexões sobre ações educativas para migrantes internacionais: diálogos com a pedagogia social

    Ana Cristina Kerbauy Vigar, Janaina Silva
    01-14
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60358