Dos caminhos da violência na escola representada na literatura brasileira

Autores

  • Cleiry de Oliveira Carvalho Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.63432

Resumo

É fato conhecido que a literatura no Brasil é permeada de obras que tratam da escola. São inúmeros os autores, em diferentes épocas e contextos sociais, que assumem o propósito de representar ficcionalmente os processos de escolarização. Ao examinar obras brasileiras que apresentam essa orientação temática, proponho pensar a escola com base nos modos de sua internalização em nossa literatura e refletir sobre seu significado em nossa sociedade. Como resultado, foi identificada a natureza crítica dessa representação em todas as obras tomadas em conta, assim como a recorrência de certas questões, e sua relevância para o debate sobre Educação no país, mesmo nos tempos atuais. Algumas dessas questões recorrentes foram a violência e o caráter opressivo do ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiry de Oliveira Carvalho, Universidade de Brasília

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB), possui graduação (2001) e mestrado (2007) em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. No magistério atuou na condição de professora-formadora na Secretaria de Educação de Marabá/PA (2008-2010). Lá, participou de um projeto de Políticas Públicas destinado a Educação que tem por nome: Extensão universitária em Gestão da Aprendizagem Escolar II - Língua Portuguesa (GESTAR II), proposto pelo MEC em parceria com a UnB. Durante esse período atuando na Secretaria de Educação de Marabá, também atuou em uma Faculdade privada (Metropolitana/Uniasselvi), no curso de Letras. Assumiu, nos últimos meses residindo em Marabá (agosto 2009 - maio 2010), aulas no Ensino Médio após aprovação em concurso público Estadual. Em Goiânia trabalhou na UNIP (2011) e na Faculdade de Educação/UFG (2012-2013). Também participou de organização de eventos acadêmicos na UFG. Além de atuar na docência desenvolveu pesquisas nos seguintes temas: distribuição de livros, consumo e entretenimento, literatura narrativa de massa, industria cultural, formação do leitor e alguma produção de análises de obras de autores consagrados da Literatura Brasileira. Atualmente mantém interesse acadêmico pelas relações entre literatura, sociedade, cultura, história, política e formação social, sobretudo no Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-28

Como Citar

CARVALHO, Cleiry de Oliveira. Dos caminhos da violência na escola representada na literatura brasileira. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 4, p. 01–25, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.63432. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/63432. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguística e Literatura