Abordagem Lexical, Linguística de Corpus e Enem: uma proposta de ensino de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60720Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar parcialmente uma proposta de ensino de língua inglesa (LI) voltada à preparação de alunos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, utilizando como base teórico-metodológica a Abordagem Lexical – AL (LEWIS, 1993) e como metodologia a Linguística de Corpus (LC). Ademais, apresentaremos cinco exercícios produzidos no escopo da referida proposta, tendo em vista exemplificar sua aplicação em salas de aula de LI. Considerando as necessidades linguísticas do público-alvo, alunos do ensino médio, para a realização da seção de LI do Enem, valemo-nos dos princípios de ensino e aprendizagem de línguas da AL, ao propor o ensino do léxico por meio de porções lexicais – chunks – haja vista que grande parte do léxico das línguas naturais é armazenada, utilizada e recuperada em chunks pelos falantes (LEWIS, 1997). Utilizamos a LC como metodologia pela rapidez de análise de textos, bem como pela facilidade na identificação de porções lexicais por meio de ferramentas computacionais, aspecto fundamental no âmbito da proposta a que se refere este artigo. Parte da proposta em questão é oriunda de nossa experiência durante os anos de 2016 e 2017 no contexto educacional de ensino médio público por meio do subprojeto Letras Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí. Objetivamos demonstrar as vantagens advindas da confluência entre ensino de línguas, AL e LC no ensino do léxico voltado à preparação de alunos para a realização do Enem.
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