Histórias de uma professora de língua inglesa e seus alunos no facebook: o papel do professor em ambiente online
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60105Resumo
Apresento, neste artigo, uma experiência que vivenciei com meus alunos em um grupo no Facebook, criado para a prática de língua inglesa. Acostumada a um ensino tradicional tendo o professor como o centro, pensei que poderia ter uma prática diferente no ambiente online, uma vez que a internet oferece várias ferramentas para a busca do conhecimento. Assim sendo, meu objetivo foi descrever e analisar o papel do professor no ambiente online. A metodologia que utilizei foi a abordagem teórico-metodológica da pesquisa narrativa, segundo Clandinin e Connelly (2015) que apontam a necessidade de estudar as experiências de professores para compreender várias questões envolvendo a educação. Como referencial teórico, apoiei-me em alguns conceitos sobre o papel do professor em ambiente online (Bohn, 2010; Barbosa, 2006; Fonseca, 2009; Berge, 2000) e aprendizagem colaborativa (Panitz, 1997; Wiersema, 2002). Para compreender a experiência, utilizei a composição de sentidos segundo Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001) que enfatizam a necessidade de um trabalho exaustivo de escrita, reescrita, leitura, e releitura para que se possa compreender os textos de pesquisa. Assim sendo, considerando minha compreensão da experiência, compreendi que não é fácil mudar de prática apenas porque se muda de ambiente de ensino. Observei, também, que como professora em um grupo de uma rede social, tive que assumir uma postura diferente da sala de aula tradicional.
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