Clube do livro: diálogo e interação de leitura no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60245Resumo
No primeiro semestre de 2019 foi construído o Clube do livro na escola CEMEIT. Esse clube surgiu na tentativa da criação do apreço pela leitura em alunos que, perante uma prática pedagógica pouco estimulante, careciam de um incentivo para enxergarem a leitura como um ato tanto de prazer como de construção de suas alteridades. Reconhecendo as problemáticas que envolvem a mediação do ensino, bem como elas interferem na aquisição da perspectiva da formação crítica do pensamento do leitor-aluno, percebemos que esse processo vem de uma formação cultural que estimula a separação entre as classes tanto por meio das experiências vivenciadas pelos estudantes, quanto pelo reforço das separações ideológicas por certos professores. Portanto, o projeto se propôs à oferta de leituras variadas, estimulando o pensamento crítico, o reconhecimento das variadas alteridades, bem como a competência linguística nos atos comunicacional e de expressão, respeitando o capital cultural de cada sujeito do processo de aprendizagem. Logo, nos apropriamos dos conceitos de capital cultural, de Pierre Bourdieu, educação bancária e libertadora, de Paulo Freire, para tensionarmos a importância de uma prática pedagógica que enxergue o estudante como protagonista de sua formação.
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