Literatura e imaginário educacional em Ofélia, a ovelha, de Marina Colasanti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.58952

Resumo

Esse artigo analisa o conto de fadas Ofélia, a ovelha, de Marina Colasanti, buscando identificar seus significados a partir da relação entre imaginário e educação. Os contos de fadas possuem papel proeminente nesse contexto, visto que apresentam riqueza simbólico-arquetípica e metafórica para o contexto do imaginário educacional por projetar imagens necessárias à Bildung humana. Introduzidas desde cedo na vida das crianças, as manifestações artístico-literárias (contos de fadas, fábulas, histórias em quadrinhos, poemas, desenhos animados, contos diversos, entre outros) fornecem pistas para a compreensão da psique coletiva. Por meio de um estudo fundamentado na filosofia do imaginário educacional, na psicologia analítica e na leitura mitológica do conto colasantiano, desvenda-se a presença latente do mito de Narciso. Esse mito serve de imagem para uma educação da sensibilidade durante o período de construção da personalidade. À luz da autoimagem, as crianças podem ser estimuladas a desenvolver a imaginação sobre o autoconhecimento e a autoestima, condições essenciais para as interações sociais e afetivas autônomas.

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Biografia do Autor

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Doutor e Mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba. Professor do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares, da Universidade de Pernambuco- Campus Petrolina. Líder do ITESI/CNPq.  

Maria Eugênia dos Santos, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Pedagogia - Universidade de Pernambuco- Campus Petrolina.

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

KARLO-GOMES, Geam; SANTOS, Maria Eugênia dos. Literatura e imaginário educacional em Ofélia, a ovelha, de Marina Colasanti. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 01–20, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.58952. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/58952. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguística e Literatura