Reflexões sobre ações educativas para migrantes internacionais: diálogos com a pedagogia social
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60358Resumo
Nos últimos anos do século XX e no início do século XXI, as transformações econômicas, políticas e culturais no cenário mundial influenciaram fortemente o fluxo migratório, tornando-o, novamente, uma temática de destaque no Brasil. Sabe-se que uma parte considerável dos migrantes chega ao país sem possuir domínio da língua portuguesa e perspectiva de trabalho. Logo, buscam associações e instituições que atuam como suporte de acolhida, instrução e orientação, auxiliando-os na inserção social. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é discutir como a Pedagogia Social e suas práticas de Educação popular, comunitária e social podem contribuir para o processo educacional dos migrantes em situação de vulnerabilidade no Brasil. Parte-se do pressuposto de que é urgente refletir sobre as práticas para superação de obstáculos enfrentados por grupos migratórios na chegada no novo país. Ao final, discorre-se sobre a importância das práticas da Pedagogia Social na promoção de equidade de direitos entre cidadãos brasileiros e migrantes internacionais.
Palavras-chave: Migrantes internacionais. Pedagogia social. Educação popular. Educação social. Educação comunitária.
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