A leitura de literatura e o recalque da Internet nos jovens estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Patrícia Cardoso Batista Universidade Estadual de Londrina
  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60234

Resumo

Na atualidade, a Internet facilitou o acesso aos textos, inclusive os literários. Logo, parece ter impactado significativamente na quantidade de leitura entre os indivíduos. Entretanto, o leitor, mesmo diante de inúmeras possibilidades de leitura, não tem condições de acessar e ler tudo que se lhe apresenta, dado que existem limitações de diversa ordem: temporais, físicas, intelectuais, afetivas etc.. Desse modo, é possível questionar a qualidade dessas leituras, que são selecionadas, dentre tantas outras, obedecendo a múltiplos critérios, mais ou menos racionais. Em vista disso, este estudo enfoca a relação entre a Internet e a leitura entre os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, pertencentes a duas escolas estaduais do Paraná. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo com base teórica nos estudos de Barthes, Chartier e Manguel.

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Biografia do Autor

Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realiza pesquisa sobre ensino de leitura e formação do leitor literário na educação básica.

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Literatura Comparada e Teoria Literária. Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro dos programas de pós-graduação PPGEL-UEL e Profletras-UEL. Realiza pesquisa sobre leitura, formação de leitores, ensino de leitura e formação de professores.

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Publicado

2020-02-29

Como Citar

BATISTA, Patrícia Cardoso; LIMA, Sheila Oliveira. A leitura de literatura e o recalque da Internet nos jovens estudantes do Ensino Médio. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 15, n. 4, p. 01–18, 2020. DOI: 10.5216/rir.v15i4.60234. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/60234. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Linguística e Literatura