A leitura de literatura e o recalque da Internet nos jovens estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.60234Resumo
Na atualidade, a Internet facilitou o acesso aos textos, inclusive os literários. Logo, parece ter impactado significativamente na quantidade de leitura entre os indivíduos. Entretanto, o leitor, mesmo diante de inúmeras possibilidades de leitura, não tem condições de acessar e ler tudo que se lhe apresenta, dado que existem limitações de diversa ordem: temporais, físicas, intelectuais, afetivas etc.. Desse modo, é possível questionar a qualidade dessas leituras, que são selecionadas, dentre tantas outras, obedecendo a múltiplos critérios, mais ou menos racionais. Em vista disso, este estudo enfoca a relação entre a Internet e a leitura entre os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, pertencentes a duas escolas estaduais do Paraná. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo com base teórica nos estudos de Barthes, Chartier e Manguel.
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