v. 11 n. 1 (2015): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM

					Visualizar v. 11 n. 1 (2015): DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E ENFERMAGEM
Publicado: 2015-02-19

Educação e Saúde [Dossiê de Enfermagem]

  • ABSENTEÍSMO: ANÁLISE NA EQUIPE DE ENFERMAGEM

    Bruno Bordin Pelazza, Geovanne D’ Alfonso Júnior, Luiz Almeida Silva, Berendina Elsina Bouwman Christóforo, Maria Regiane Trincaus, Marlene Andrade Martins, Ludmila Grego Maia
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33011
  • INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO DE INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO: REVISÃO INTEGRATIVA

    Gabriela do Carmo Santos, Ana Flávia Guimarães Baylão, Sâmella Cristine Ferreira Borges, Luiz Almeida da Silva, Mikael Henrique de Jesus Batista, Giulena Rosa Leite
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.34142
  • HUMANIZAÇÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: UMA VISÃO DO PONTO DE VISTA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM

    Bruno Bordin Pelazza, Geovanne D’ Alfonso Júnior, Luiz Almeida Silva, Berendina Elsina Bouwman Christóforo, Maria Regiane Trincaus, Marlene Andrade Martins, Ludmila Grego Maia
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33008
  • “O QUE É A ENFERMAGEM?”: CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O QUE SIGNIFICA SER ENFERMEIRO*

    Ana Cláudia Souza Pereira, Isabella Cristina Lima dos Prazeres, Wender Lopes Rezende, Luiz Almeida Silva, Valquíria Coelho Pina Paulino
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.34037
  • RODAS DE CONVERSA SOBRE A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOCENTE E A RELAÇÃO DOCENTE DISCENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE

    Valquíria Coelho Pina Paulino, Juliana Rodrigues, Berendina Elsina Bouwman Christóforo, Debora Rodrigues Rodrigues, Luiz Almeida Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33165
  • SAÚDE BUCAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RESPONSABILIDADE DE QUEM?

    Giulena Rosa Leite, Suele de Moraes Bras, Sônia Aparecida Faleiros, Ludmila Grego Maia, Marlene Andrade Martins, Luiz Almeida da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.32902

Artigos Livres

  • A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DOCENTE E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

    Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Luciene Cléa da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.32592
  • AÇÕES EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE: PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

    Kamila Lauany Lucas-Lima, Viviane Vilela, Regisnei Aparecido de Oliveira Silva, Fernando Aparecido de Moraes, Sandra Aparecida Benite-Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.34385
  • A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: DOS LIMITES AS POSSIBILIDADES

    Vanderlei Balbino da Costa
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.37279
  • ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS NA VISÃO DOS PROFESSORES-COLABORADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Ana Paula Facco Mazzocato, Rodrigo de Rosso Krug, Victor Julierme Santos da Conceição, Hugo Norberto Krug
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33056
  • EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E INSTRUÇÃO PROGRAMADA: FORMAÇÃO DE CLASSES COM ESTÍMULOS FRACIONÁRIOS

    Antonio Carlos Godinho Santos, Lorismari Ernesto Simonassi, Rafaela Ferreira Queiroz, Fabíola Belem Pacheco, Maira Maia Santana, Maira Ribeiro Magri, Gustavo Henrique Heime Melo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33341
  • O TRABALHO DE HOMENS PROFESSORES COM CRIANÇAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS GESTORES ESCOLARES

    Josiane Peres Gonçalves, Adriana Horta de Faria, Fernanda Correia Bezerra, Leonardo Alves de Oliveira, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.35108
  • O TRABALHO DOCENTE E A REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA INFANTIL

    Thaísa Oliveira Lima
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.34643
  • OBSTÁCULOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A FONTE DE OBSTÁCULOS DURANTE A APRESENTAÇÃO DO TEMA PROBABILIDADE

    Wanderley Pivatto Brum, Sani de Carvalho Rutz da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33356
  • MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Joice Silva Marques Mundim, Guilherme Saramago de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.34104
  • PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    David Luiz Didonet, Jackeline Pires de Souza, Talita do Amaral e Souza
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33989
  • PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SER OU NÃO SER? E COMO SER? EIS A QUESTÃO...

    Silvia Adriana Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.34878
  • SEI QUE EXISTE, MAS NÃO QUERO ACREDITAR: BULLYING NA EDUCAÇÃO

    Darcy Rodrigues da Silva, Laís Leni Oliveira Lima
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.37262
  • UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA UNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE FORMOSA GOIÁS.

    Marcos Vinicius Santos Dourado, Elton Souza Oliveira, João Gabriel Gomes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33986
  • VAMOS DAR A MEIA-VOLTA, VOLTA E MEIA VAMOS DAR: O BRINQUEDO CANTADO E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

    Leila Carvalho Nogueira, Laís Leni Oliveira Lima
    DOI: https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.37224