A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DOCENTE E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.32592Palavras-chave:
Saberes – Processo Ensino e Aprendizagem – Prática DocenteResumo
O presente artigo busca trazer as concepções que os professores tem e fazem da prática docente como um dos responsáveis pela constituição dos saberes, para tanto o relato de alguns professores de educação básica evidenciam a árdua missão do ser professor. No primeiro momento, faz-se uma análise sobre os saberes docente a partir de Tardif et al (1991), Pimenta (1999), Cunha (1999), dentre outros que também irão refletir sobre a estreita relação entre professores e alunos. Já em um segundo momento, far-se-á a correlação entre as concepções pedagógicas e ato de ensinar e aprender, os quais implicam um direcionamento para reflexões acerca dos sujeitos que estejam imersos neste processo. Em um terceiro momento, será analisado o diálogo entre o professor e aluno, a estreita relação estabelecida durante a prática pedagógica docente. Por fim, colocar as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula no foco de análise representa sempre novas indagações acerca do fazer metodológico os quais possibilitam uma reestruturação e adequação do ato de desvendar e conquistar novos espaços e aprendizagens.Downloads
Referências
BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.
CUNHA, Maria Isabel da. Profissionalização docente: contradições e perspectivas. In: CUNHA, Maria Isabel da; VEIGA, Ilma Passos A. Desmistificando a profissionalização do magistério. Campinas-SP: Papirus, 1999. p. 127-147.
ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliar: ato tecido pelas imprecisões do cotidiano. 2000. Disponível em: . Acessado em: 19/03/14.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, C. Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992; Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 54-76.
GAUTHIER, Clermont et alii. Ensinar: ofício estável, identidade profissional vacilante. In: ______. Por uma teoria da pedagogia. Ijuí: Ed. Unijuí, 1998. Prefácio p. 13 – 37.
GOERGEN. Pedro L. Competências na educação do futuro: anotações sobre a formação de professores. Nuances, v. VI, p. 1-9, out. 2000.
LOPES, Antonia Osima. Relação de interdependência entre ensino e aprendizagem. In: VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Didática: o ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996. p. 105-114 .
MOLL, Jaqueline. Os tempos da vida nos tempos da escola – em que direção caminha a mudança? IN: MOLL, J. (org.). Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MORIN, Edgar. Articular os saberes. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. O sentido da escola. 3. ed. Rio de Janeiro: D&PA, 2001.
NÓVOA, Antonio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, abr. 2001.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ¬¬¬¬¬-______ (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e Existência. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
ROSA, Guimarães. Grande Sertão Veredas. Edição renovada. São Paulo: Nova Fronteira, 2007.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, v. 4, p. 215-234, 1991.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1999.
VASCONCELOS, Lucia Marcondes Carvalho; BRITO, Regina Helena Pires de. Conceitos de educação em Paulo Freire. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 1999.
VASCONCELOS, Lucia Marcondes Carvalho; BRITO, Regina Helena Pires de. Conceitos de educação em Paulo Freire. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.