A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DOCENTE E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Mara Lucinéia Marques Correa Bueno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luciene Cléa da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.32592

Palavras-chave:

Saberes – Processo Ensino e Aprendizagem – Prática Docente

Resumo

O presente artigo busca trazer as concepções que os professores tem e fazem da prática docente como um dos responsáveis pela constituição dos saberes, para tanto o relato de alguns professores de educação básica evidenciam a árdua missão do ser professor. No primeiro momento, faz-se uma análise sobre os saberes docente a partir de Tardif et al (1991), Pimenta (1999), Cunha (1999), dentre outros que também irão refletir sobre a estreita relação entre professores e alunos. Já em um segundo momento, far-se-á a correlação entre as concepções pedagógicas e ato de ensinar e aprender, os quais implicam um direcionamento para reflexões acerca dos sujeitos que estejam imersos neste processo. Em um terceiro momento, será analisado o diálogo entre o professor e aluno, a estreita relação estabelecida durante a prática pedagógica docente. Por fim, colocar as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula no foco de análise representa sempre novas indagações acerca do fazer metodológico os quais possibilitam uma reestruturação e adequação do ato de desvendar e conquistar novos espaços e aprendizagens.

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Biografia do Autor

Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, especialista em Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdades Integradas de Amambai/MS, possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Magsul de Ponta Porã/MS e apostilamento no curso de Pedagogia - Faculdades Integradas de Amambai/MS. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Ponta Porã/MS. Tem experiência na área educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, ensino fundamental, política educacional, ensino e aprendizagem.

Luciene Cléa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2008), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Fátima do Sul (2004), pós-graduação em Língua Portuguesa (2003) e graduação em Letras - Faculdades Integradas de Fátima do Sul MS (2002). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Mato Grasso do Sul (UFMS), campus de Ponta Porã e Professora Formadora do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trabalhou como professora colaboradora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2011 - 2014) e no PROINFANTIL (programa de formação de atendentes de creches, na modalidade normal) atuando como APEI - Articuladora Pedagógica da Educação Infantil. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: processo ensino e aprendizagem, profissionalização docente, professor e aluno, avaliação da aprendizagem, leitura, ensino da língua portuguesa, linguagem, estágio supervisionado e prática pedagógica.

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Publicado

2015-02-21

Como Citar

MARQUES CORREA BUENO, Mara Lucinéia; DA SILVA, Luciene Cléa. A CONSTITUIÇÃO DOS SABERES QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DOCENTE E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.32592. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/32592. Acesso em: 12 nov. 2024.