O TRABALHO DOCENTE E A REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.34643Palavras-chave:
trabalho docente, realidade educacional, educação infantilResumo
Este artigo objetiva abordar sobre o trabalho docente e a realidade brasileira enfocando a educação infantil. Sabemos que as reflexões em relação à prática docente têm empreendido muitas críticas sobre a sua contribuição no preparo de professores para atuarem nas salas de aula. Sabemos também das dificuldades encontradas em nossa realidade educacional brasileira em relação às instituições de ensino, ao salário dos professores, às estruturas educacionais, à necessidade da unidade teoria e prática, dentre outras a compreender o trabalho docente e a realidade educacional brasileira faz-se necessário entendermos como este se configura, qual a sua natureza. Delimitaremos ainda as especificidades da docência brasileira, à qual tributamos nossa tradição cultural, compreendendo o trabalho docente em educação, a partir de um recorte histórico que gestou o magistério como o conhecemos hoje, ou seja, início do século XXI. Finalizando, daremos ênfase ao trabalho docente na educação infantil. São essas questões que abordaremos neste texto.
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