A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: DOS LIMITES AS POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.37279Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Educação. Ciências Humanas e Sociais.Resumo
Resumo
O mundo moderno, globalizado, atual, plural composto de uma avalanche de possibilidades, onde saberes sistematizados ou não, se proliferam pelos diversos espaços sociais é hoje uma realidade da qual não podemos furtar em aceitar. O estudo sobre interdisciplinaridade no ensino das Ciências Humanas e Sociais é resultado de uma investigação que fizemos junto aos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) de algumas escolas públicas de um município do sudoeste goiano. Os objetivos nesse estudo foram: Investigar se os PPPs das escolas públicas observadas contemplam o conceito de interdisciplinaridade no ensino das Ciências Humanas e Sociais; Analisar se o corpo docente das escolas observadas tem alguma formação inicial e continuada no que concerne o trabalho interdisciplinar no ensino das Ciências Humanas e Sociais; e Conhecer e descrever as razões pedagógicas, pelas quais o ensino das Ciências Humanas e Sociais bem como as ações interdisciplinares ainda são pouco debatidas nas escolas observadas. A metodologia que utilizamos foi à pesquisa qualitativa, ancorada nos pressupostos da observação. Os resultados nos levaram a refletir sobre uma veemente necessidade de se investir na formação docente inicial e continuada, no sentido de que os docentes possam atuar de forma interdisciplinar no ensino das Ciências Humanas e Sociais. As conclusões que chegamos são as de que devido o conhecimento ser fragmentado, não há nas escolas um trabalho interdisciplinar no ensino das Ciências Humanas e Sociais, capaz de fazer com que a educação formal, possa ter uma melhor qualidade.
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