MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Joice Silva Marques Mundim Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.34104

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Metodologia de Ensino. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este trabalho busca analisar e discutir sobre o ensino-aprendizagem dos saberes matemáticos nos primeiros anos do Ensino Fundamental; propor a metodologia da Modelagem Matemática, como uma alternativa de ensino; desenvolver uma atividade prática, enfatizando o trabalho e os resultados proporcionados pela Modelagem. O estudo: apresenta reflexões sobre o ensino-aprendizagem dos saberes matemáticos nos primeiros anos do Ensino Fundamental e sobre a Modelagem Matemática, propondo e desenvolvendo uma atividade prática, como uma possibilidade de utilizar a Modelagem no trabalho com os conteúdos matemáticos. Esse trabalho baseou-se na resolução das seguintes questões: Quais são as contribuições e possibilidades que a Modelagem Matemática oferece para o trabalho dos saberes matemáticos nos primeiros anos do Ensino Fundamental? Como desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, por meio Modelagem, visando a contextualização dos conteúdos matemáticos? Nesse sentido, foram evidenciadas as contribuições da Modelagem Matemática, enquanto uma alternativa metodológica eficiente e significativa, capaz de trazer os diversos contextos e outras possibilidades para o processo de ensino.

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Biografia do Autor

Joice Silva Marques Mundim, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Especialização em Docência na Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade Cândido Mendes (2012). Especialização em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Atualmente é professora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Monte Carmelo. Tem experiência na área de Educação Especial, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, ensino-aprendizagem de Matemática, ensino especial, pesquisa científica de práticas pedagógicas em Matemática e formação de professores.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986), graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991), Licenciatura em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Foi professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, supervisor escolar e diretor de escola. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia, onde desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão, na graduação e nos programas de pós-graduação acadêmico e profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gestão escolar, ensino aprendizagem, metodologia de ensino, avaliação, ensino fundamental, currículo, educação a distância e educação organizacional.

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Publicado

2015-06-27

Como Citar

MUNDIM, Joice Silva Marques; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rir.v11i1.34104. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/34104. Acesso em: 12 nov. 2024.