MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.34104Palavras-chave:
Modelagem Matemática. Metodologia de Ensino. Ensino-aprendizagem.Resumo
Este trabalho busca analisar e discutir sobre o ensino-aprendizagem dos saberes matemáticos nos primeiros anos do Ensino Fundamental; propor a metodologia da Modelagem Matemática, como uma alternativa de ensino; desenvolver uma atividade prática, enfatizando o trabalho e os resultados proporcionados pela Modelagem. O estudo: apresenta reflexões sobre o ensino-aprendizagem dos saberes matemáticos nos primeiros anos do Ensino Fundamental e sobre a Modelagem Matemática, propondo e desenvolvendo uma atividade prática, como uma possibilidade de utilizar a Modelagem no trabalho com os conteúdos matemáticos. Esse trabalho baseou-se na resolução das seguintes questões: Quais são as contribuições e possibilidades que a Modelagem Matemática oferece para o trabalho dos saberes matemáticos nos primeiros anos do Ensino Fundamental? Como desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, por meio Modelagem, visando a contextualização dos conteúdos matemáticos? Nesse sentido, foram evidenciadas as contribuições da Modelagem Matemática, enquanto uma alternativa metodológica eficiente e significativa, capaz de trazer os diversos contextos e outras possibilidades para o processo de ensino.
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