PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v11i1.33989Palavras-chave:
Práticas, Educação Ambiental, Desenvolvimento SustentávelResumo
O objetivo geral do artigo é a apresentação do surgimento de uma visão do Desenvolvimento Sustentável associada ao movimento de Educação Ambiental enquanto proposta de levantar a trajetória e as práticas comuns existentes na aplicação de ambos os conceitos.
São apresentadas de forma cronológica diferentes conferências internacionais e regionais, associadas ao desenvolvimento sustentável, que realizaram por intermédio da UNESCO. Entendimentos e conceito de desenvolvimento sustentável, na perspectiva de dirimir mitos e concepções ingênuas serão expostos.
A educação, nas suas diversas possibilidades, abre espaço para um repensar de práticas sociais, com base numa adequada compreensão essencial do meio ambiente global e local. Deste modo, a Educação Ambiental é mostrada como ferramenta importante para conscientizar, motivar e sensibilizar as pessoas e se faz necessária para que se haja o entendimento e o pensamento sobre o que é o Desenvolvimento Sustentável. São apresentados os principais eventos intergovernamentais que deram surgimento à concepção de EA e as principais diretrizes e recomendações para sua aplicação.
Finalizando, o artigo demonstra a necessidade de se haver um processo educacional, que envolva principalmente os paradigmas da Educação Ambiental, para que se construa um desenvolvimento sustentável que prepara o homem para viver de forma responsável em seu meio ambiente.
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