Pensamento Matemático de Estudantes Superdotados Matematicamente Habilidosos: Uma experiência na perspectiva da Investigação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v18i1.76955Palavras-chave:
altas habilidades, matemática, investigação matemáticaResumo
Ao se considerar o cenário da Educação Especial, especificamente em relação aos estudantes superdotados matematicamente habilidosos, buscamos compreender estes sujeitos por meio de vertentes multidimensionais por meio do Modelo Tripartido de Alta Capacidade de Pfeiffer (2002, 2013, 2015) e o do Modelo de Identificação XIP, de Kuipers (2007, 2011, 2020) na perspectiva da metodologia da Investigação Matemática de Ponte et al. (1998, 2002, 2020). A pesquisa ambientada em uma experiência de ensino, é de abordagem qualitativa e interpretativa, com delineamento exploratório, a qual revela e discute resultados da participação de três estudantes do Ensino Fundamental – anos finais, superdotados matematicamente habilidosos, estando esses, matriculados no Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação do Estado do Paraná. Para a composição dos dados, consideramos como instrumentos de coleta: questionários e transcrições de aulas gravadas. Durante a análise, consideramos os preceitos da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016), e inferimos que há grande potencial nesse estilo de trabalho, sendo evidenciado uma das categorias como “estilo próprio de pensamento”, a qual foi evidente durante a abordagem da Investigação Matemática.
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