Pensamento Matemático de Estudantes Superdotados Matematicamente Habilidosos: Uma experiência na perspectiva da Investigação Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v18i1.76955

Palavras-chave:

altas habilidades, matemática, investigação matemática

Resumo

Ao se considerar o cenário da Educação Especial, especificamente em relação aos estudantes superdotados matematicamente habilidosos, buscamos compreender estes sujeitos por meio de vertentes multidimensionais por meio do Modelo Tripartido de Alta Capacidade de Pfeiffer (2002, 2013, 2015) e o  do Modelo de Identificação XIP, de Kuipers (2007, 2011, 2020) na perspectiva da metodologia da Investigação Matemática de Ponte et al. (1998, 2002, 2020). A pesquisa ambientada em uma experiência de ensino, é de abordagem qualitativa e interpretativa, com delineamento exploratório, a qual revela e discute resultados da participação de três estudantes do Ensino Fundamental – anos finais, superdotados matematicamente habilidosos, estando esses, matriculados no Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação do  Estado do Paraná. Para a composição dos dados, consideramos como instrumentos de coleta: questionários e transcrições de aulas gravadas. Durante a análise, consideramos os preceitos da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016), e inferimos que há grande potencial nesse estilo de trabalho, sendo evidenciado  uma das categorias como “estilo próprio de pensamento”, a qual foi evidente durante a abordagem da Investigação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João, Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Docente efetivo pela Secretaria de Educação do Paraná (SEED-PR) com os componentes de matemática e educação financeira. Mestre em de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO - Campus CEDETEG). Licenciado em Matemática (2015-2018) com Mérito Acadêmico, pela UNICENTRO - Campus Irati/Paraná. Especializado em Ensino Lúdico; Educação Especial e Inclusiva e Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação São Luís. Atuou como moderador/tutor em cursos de formação EAD, como o Curso de GeoGebra oferecido Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Campus Apucarana) e do curso Formadores em Ação oferecido pela Secretaria do Estado de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). Foi bolsista no subprojeto de Matemática (2016-2018) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Áreas de interesse: Altas habilidades/superdotação; investigação matemática. 

Referências

BARDIN, Laurecen. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 111-124.

BRANCHER, Vantoir Roberto. Altas habilidades/superdotação: diferentes conceitos e abordagens. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; FREITAS, Soraia Napoleão. (org.). Altas habilidades superdotação: conversas e ensaios acadêmicos. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. p. 13-31.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP. Brasília, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em 20. dez. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasília, DF: 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 20 dez. 2020.

BROCARDO, Joana. Investigações na aula de matemática: um projeto curricular no 8º ano. 2001. 641f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2001.

CUPERTINO, Christina; ARANTES, Denise; MERCHER, Mariangela Fabiane. Pensamento e criação na educação contemporânea: aportes teóricos e sugestões práticas. In: VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues; CASTELON KONKIEWITZ, Elisabete. (org.). Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus, 2014. p. 351-370.

GREENES, Carole. Identifying the Gifted Student in Mathematics. The Arithmetic Teacher. v. 28, n. 6, p. 14-17, fev., 1981.

HENNINGSEN, Marjorie; STEIN, Mary Kay. Mathematical tasks and student cognition: Classroom-based factors that support and inhibit high-level mathematical thinking and reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v. 5, n. 28, p. 524-549, nov. 1997.

KUIPERS, Willem. How to Charm Gifted Adults into Admitting Giftedness: Their Own and Somebody Else's. Advanced Development. v. 11, n. 1, p. 9-25, 2007.

KUIPERS, Willem. Enjoying the gift of Being Uncommon: Extra Intelligent, Intense and Effective. Vooburg, Netherlands: Createspace Independent Publishing Platform, 2011.

LANDAU, Erika. A coragem de ser superdotado. 2. ed. Tradução: Sandra Miessa. São Paulo: Arte & Ciência, 2002.

LÜDKE, Menga; ANDRE, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. reimp. Rio de Janeiro: Gen, 2018.

MACHADO, Jarci Maria. Habilidades cognitivas e metacognitivas do aluno com altas habilidades/superdotação na resolução de problemas em matemática. 2013. 209f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

MACHADO, Jarci Machado; STOLTZ, Tania. Pensamento criativo de aluno superdotado matematicamente talentoso na resolução de problemas de matemática. In: PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro. et al. (Orgs.). Altas habilidades/superdotação: criatividade e emoção. Curitiba: Juruá, 2014, p. 249-263.

OLIVEIRA, Carla Sant’Ana.; VESTENA Carla Luciane Blum. O raciocínio lógico-matemático no processo criativo de estudantes com altas habilidades/superdotação. In: PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro. et al. (Orgs.) Processos afetivos e cognitivos de superdotados e talentosos. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2017. p. 181-205.

PEREIRA, Vera Lucia Palmeira. Superdotação e currículo escolar: potenciais superiores e seus desafios da perspectiva da educação inclusiva. In: VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues; CASTELON KONKIEWITZ, Elisabete. (org.). Altas habilidades/ superdotação, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus, 2014. p. 373-388.

PFEIFFER, Steven I. Current Perspectives on the Identification and Assessment of Gifted Students. Journal of Psychoeducational Assessment, Tallahassee, United States of America, v. 30, n. 1, p. 3-9, jan. 2002.

PFEIFFER, Steven I. Lessons learned from working with high-ability students. Gifted Education International, Tallahassee, United States of America, v. 29, n. 1, p. 86-97, jul. 2013.

PFEIFFER, Steven I. El Modelo Tripartito sobre la alta capacidad y las mejores prácticas en la evaluación de los más capaces. Educação. Espanha, n. 368, p. 66-95, abr./jun. 2015.

PONTE, João Pedro; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

RENZULLI, Joseph Salvatore. O Que é Esta Coisa Chamada Superdotação, e Como a Desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação, Porto Alegre, v. 27, n. 52, p. 75-131, jan./abr. 2004.

RENZULLI, Joseph Salvatore. A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In: VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues; CASTELON KONKIEWITZ, Elisabete. (org.). Altas habilidades/ superdotação, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus, 2014. p. 219-264.

ROTIGEL, Jennifer V.; FELLO, Susan. Mathematically Gifted Students: How Can We Meet Their Needs? Gifted Child Today, v. 27, n. 4, p. 46-51, out. 2004. Disponível em: <https://www.davidsongifted.org/search-database/entry/a10514>. Acesso em 01 mar. 2021.

SABATELLA, Maria Lucia Prado. Talento e superdotação: problema ou solução? 2. ed. rev. Curitiba: Ibpex, 2008.

SILVERMAN, Linda Kreger. Personality Development: The Pursuit of Excellence. Journal for the Education of the Gifted, v. IV, n. 1, p. 5-19, 1983.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TEODORO, Flávia Pollyany; BELINE, Willian. Investigação matemática na sala de aula da educação básica: um estudo com alunos do 3º ano do ensino médio. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. 8., 2013, Campo Mourão. Anais do VIII EPCT. 2012, p. 1-14.

VALENTIN, Bernadete de Fátima Bastos; VESTENA Carla Luciane Blum. Análise do juízo moral em estudantes com altas habilidades/superdotação: uma contribuição educacional. In: PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro. et al. (Orgs.) Processos afetivos e cognitivos de superdotados e talentosos. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2017. p. 134-161.

Downloads

Publicado

2024-09-16

Como Citar

LEMOS JR, João Carlos; CAETANO, Joyce. Pensamento Matemático de Estudantes Superdotados Matematicamente Habilidosos: Uma experiência na perspectiva da Investigação Matemática. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 18, n. 1, 2024. DOI: 10.69843/rir.v18i1.76955. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76955. Acesso em: 19 set. 2024.