Educação profissional e tecnológica no Brasil e integração curricular: breves considerações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i2.77004

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Currículo Integrado, Formação Omnilateral

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil é marcada por uma relação de dualidade entre as disciplinas da área técnica e as propedêuticas. Assim como se observa a preocupação em oferecer uma formação técnica de qualidade de modo a preparar o estudante para a inserção no mercado de trabalho, verifica-se também a importância de se pensar em um projeto de ensino que supere a lógica dicotômica de formação manual x formação intelectual. Diante disso, este artigo busca, por meio das pesquisas bibliográfica e documental, traçar breves considerações sobre a história da EPT no Brasil do início do século XIX até os dias atuais e, em seguida, abordar reflexões em torno do currículo integrado e seus objetivos principais de formação omnilateral do estudante, tendo o trabalho como princípio educativo. Conclui-se que a proposta de currículo integrado pode ser capaz de garantir a formação técnica almejada e preparar o indivíduo para atuar criticamente na sociedade onde vive.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Fernandes Klem, Instituto Federal Fluminense

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Possui graduação em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Desde 2015, faz parte do quadro de docentes EBTT do Instituto Federal Fluminense, atuando como professora de Língua Portuguesa

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pós-doutoramento pela Universidade da Beira Interior. Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal Fluminense, bem como do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL), com ênfase nas seguintes áreas: Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa e Metodologia da Pesquisa Científica

Referências

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão. Natal, v. 52, n. 38, p. 61–80, mai./ago. 2015.

BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109922/decreto-2208-97. Acesso em: 04 nov. 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2004/decreto/d5154.htm.

Acesso em: 04 nov. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/108164/lei-de-diretrizes-e-base-de- 1961-lei-4024-61. Acesso em: 10 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/128525/lei-de-diretrizes-e-base-de- 1971-lei-5692-71. Acesso em: 11 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 7044, de 18 de outubro de 1982. Atualiza os limites de valor aplicáveis às diferentes modalidades de licitações, simplifica a organização de cadastros de licitantes e dá outras providências. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/128264/lei-7044-82. Acesso em: 12 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 8948, de 8 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109758/lei-8948-94. Acesso em: 12 nov. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: documento base. Brasília, DF, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 05 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Portaria nº 36, de 28 de janeiro de 1959. Nomenclatura Gramatical Brasileira. Diário Oficial da União: 11 mai. 1959.

Disponível em: http://www.filologia.org.br/revista/19/08.pdf. Acesso em: 14 jul. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CNB nº 39/2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio. Disponível em: http://www.cee.pa.gov.br/?q=node/322. Acesso em: 10 nov. 2020.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário, n. 3, p. 1–20, 2005.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83–106.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.).

Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 57–82.

MANFREDI, Sílvia Maria. Educação Profissional no Brasil: atores e cenário ao longo da história. Jundiaí: Paço Editorial, 2016.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Revista Holos. v. 2, 2007.

RAMOS, Marise. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio- integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 04 nov. 2019.

RAMOS, Marise. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos.

Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152–180, jan./abr. 2007.

Downloads

Publicado

2024-05-10

Como Citar

KLEM, Ana Paula Fernandes; OLIVEIRA, Thiago Soares de. Educação profissional e tecnológica no Brasil e integração curricular: breves considerações. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 2, p. 17, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i2.77004. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/77004. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos Livres