Educação profissional e tecnológica no Brasil e integração curricular: breves considerações
DOI :
https://doi.org/10.69843/rir.v20i2.77004Mots-clés :
Educação Profissional e Tecnológica, Currículo Integrado, Formação OmnilateralRésumé
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil é marcada por uma relação de dualidade entre as disciplinas da área técnica e as propedêuticas. Assim como se observa a preocupação em oferecer uma formação técnica de qualidade de modo a preparar o estudante para a inserção no mercado de trabalho, verifica-se também a importância de se pensar em um projeto de ensino que supere a lógica dicotômica de formação manual x formação intelectual. Diante disso, este artigo busca, por meio das pesquisas bibliográfica e documental, traçar breves considerações sobre a história da EPT no Brasil do início do século XIX até os dias atuais e, em seguida, abordar reflexões em torno do currículo integrado e seus objetivos principais de formação omnilateral do estudante, tendo o trabalho como princípio educativo. Conclui-se que a proposta de currículo integrado pode ser capaz de garantir a formação técnica almejada e preparar o indivíduo para atuar criticamente na sociedade onde vive.
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