Educação profissional e tecnológica no Brasil e integração curricular: breves considerações

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DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i2.77004

Palabras clave:

Educação Profissional e Tecnológica, Currículo Integrado, Formação Omnilateral

Resumen

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil é marcada por uma relação de dualidade entre as disciplinas da área técnica e as propedêuticas. Assim como se observa a preocupação em oferecer uma formação técnica de qualidade de modo a preparar o estudante para a inserção no mercado de trabalho, verifica-se também a importância de se pensar em um projeto de ensino que supere a lógica dicotômica de formação manual x formação intelectual. Diante disso, este artigo busca, por meio das pesquisas bibliográfica e documental, traçar breves considerações sobre a história da EPT no Brasil do início do século XIX até os dias atuais e, em seguida, abordar reflexões em torno do currículo integrado e seus objetivos principais de formação omnilateral do estudante, tendo o trabalho como princípio educativo. Conclui-se que a proposta de currículo integrado pode ser capaz de garantir a formação técnica almejada e preparar o indivíduo para atuar criticamente na sociedade onde vive.

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Biografía del autor/a

Ana Paula Fernandes Klem, Instituto Federal Fluminense

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Possui graduação em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Desde 2015, faz parte do quadro de docentes EBTT do Instituto Federal Fluminense, atuando como professora de Língua Portuguesa

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pós-doutoramento pela Universidade da Beira Interior. Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal Fluminense, bem como do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL), com ênfase nas seguintes áreas: Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa e Metodologia da Pesquisa Científica

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Publicado

2024-05-10

Cómo citar

KLEM, Ana Paula Fernandes; OLIVEIRA, Thiago Soares de. Educação profissional e tecnológica no Brasil e integração curricular: breves considerações. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 2, p. 17, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i2.77004. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/77004. Acesso em: 3 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres