Concepciones sobre diversidad sexual y género en la formación docente:
una investigación en la Universidad de Cádiz
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v3i2.72110Resumo
O objetivo deste artigo foi apresentar uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Cádiz, na cidade de Cádiz, Espanha, no ano de 2019. A pesquisa desenvolvida nesta unidade buscou analisar as principais concepções sobre diversidade sexual e de gênero produzida por uma amostra de 100 alunos do curso de formação em Licenciatura da Educação Primária que participaram voluntariamente da pesquisa. Quando analisados de um ponto de vista quantitativo, os dados coletados junto aos alunos da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Cádiz são bastante positivos, o que reflete em parte o empenho dos professores da universidade em abordar os estudos de gênero em suas disciplinas. De modo geral, a pesquisa parece apontar para uma maior conscientização da escola e da universidade como espaço laico e de respeito às diferenças. Ao mesmo tempo, questões polêmicas, como a adoção de crianças por pessoas transexuais e transgêneros, ou a constituição de novos modelos de família, ainda parecem desafiar os limites de aceitabilidade e tolerância dos grupos investigados, embora mesmo aqui a proporção numérica de os que são a favor superam os que são contra. Essa resistência pode ser um indício de que talvez a incorporação do discurso politicamente correto sobre as diversidades sexuais e de gênero ainda não reflita uma mudança total nos valores tradicionais da concepção do núcleo familiar, possivelmente representando um novo desafio para o futuro dos docentes na área da educação. No entanto, mais estudos seriam necessários para verificar essa interpretação.
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