Docência na educação infantil:
motivações, desafios e possibilidades para uma educação antirracista desde a creche
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v18i3.71505Resumo
O presente artigo traz uma síntese dos resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba, concluída no ano de 2019, e teve como foco analisar concepções docentes a respeito de temáticas voltadas à educação das relações étnico-raciais na educação infantil da rede pública municipal de Sorocaba (SP). Pautada em metodologia qualitativa, a pesquisa teve como base teórica os estudos da infância em interlocução com as bases teóricas que abordam a educação das relações étnico-raciais no Brasil. Os encaminhamentos metodológicos se deram por meio questionários e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas a partir de bases motivadoras, possibilidades e desafios na implementação de práticas com enfoque na educação das relações étnico-raciais, tendo como referência metas e prazos instituídos no Plano Municipal de Educação (2015 a 2025). A análise indica que ações permanentes de formações e propostas coletivas nas unidades escolares apresentam-se como desafios. A pesquisa também aponta que as professoras, na maioria negras, demonstram um maior empenho em dialogar sobre o tema, além de buscarem materiais, formações e referenciais externos com recursos próprios para efetivação do trabalho.
Palavras-chave: educação Infantil. educação das relações étnico-raciais. docência.
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