Docência na educação infantil:

motivações, desafios e possibilidades para uma educação antirracista desde a creche

Autores/as

  • Vanessa Ferreira Garcia UFSCAR campus Sorocaba
  • Maria Walburga dos Santos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v18i3.71505

Resumen

O presente artigo traz uma síntese dos resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus de Sorocaba, concluída no ano de 2019, e teve como foco analisar concepções docentes a respeito de temáticas voltadas à educação das relações étnico-raciais na educação infantil da rede pública municipal de Sorocaba (SP). Pautada em metodologia qualitativa, a pesquisa teve como base teórica os estudos da infância em interlocução com as bases teóricas que abordam a educação das relações étnico-raciais no Brasil. Os encaminhamentos metodológicos se deram por meio questionários e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas a partir de bases motivadoras, possibilidades e desafios na implementação de práticas com enfoque na educação das relações étnico-raciais, tendo como referência metas e prazos instituídos no Plano Municipal de Educação (2015 a 2025). A análise indica que ações permanentes de formações e propostas coletivas nas unidades escolares apresentam-se como desafios. A pesquisa também aponta que as professoras, na maioria negras, demonstram um maior empenho em dialogar sobre o tema, além de buscarem materiais, formações e referenciais externos com recursos próprios para efetivação do trabalho.

Palavras-chave: educação Infantil. educação das relações étnico-raciais. docência.

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Publicado

2022-12-18

Cómo citar

FERREIRA GARCIA, Vanessa; WALBURGA DOS SANTOS, Maria. Docência na educação infantil:: motivações, desafios e possibilidades para uma educação antirracista desde a creche. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 18, n. 3, p. 01–17, 2022. DOI: 10.5216/rir.v18i3.71505. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/71505. Acesso em: 9 nov. 2024.

Número

Sección

Infâncias e crianças: diálogos com relações étnicos-raciais