Sentidos (inter)ditados

os livros didáticos de Sociologia e o silenciamento sobre as explicações naturalizadoras fora do senso comum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v18i1.66283

Resumo

o artigo busca identificar como os livros didáticos de Sociologia concebem a desnaturalização das explicações sobre a realidade social. Para tal, à luz da análise do discurso de filiação pecheutiana, ancorada no materialismo histórico-dialético, analisa-se o discurso dos seis livros didáticos de Sociologia aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2015 acerca da desnaturalização como princípio epistemológico. Ao longo do estudo, demonstra-se que os livros didáticos de Sociologia materializam um discurso que silencia sobre a existência de explicações naturalizadoras da realidade social situadas também no campo da filosofia e da ciência. Assim, conclui-se afirmando que, ao proceder dessa forma, os livros didáticos de Sociologia acabam alinhando-se com a Formação Ideológica Cientificista, representada na linguagem pela Formação Discursiva Positivista, segundo a qual a ciência é não apenas uma forma de conhecimento, mas a única forma verdadeiramente válida.

Palavras-chave: Ensino de Sociologia. Livro didático. Desnaturalização.

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Publicado

2022-09-26

Como Citar

MELO, Valci. Sentidos (inter)ditados: os livros didáticos de Sociologia e o silenciamento sobre as explicações naturalizadoras fora do senso comum. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 01–18, 2022. DOI: 10.5216/rir.v18i1.66283. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/66283. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: O Ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Profissional