África e os africanos em sala de aula: uma análise da Coleção “Aprender juntos” de história do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2023

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DOI :

https://doi.org/10.69843/rir.v20i2.77005

Mots-clés :

Livro didático, Ensino de História, História da África

Résumé

Ao analisarmos uma produção didática voltada ao ensino de História, em especial o livro didático, não se pode concluir que os conteúdos ali compreendidos representam uma mera exposição aleatória de momentos históricos e valores. O material didático em questão é construído a partir de diretrizes legislativas e normativas, bem como do emprego de metodologia recomendada pelo corpo pedagógico organizador, tal como estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Portanto, o presente artigo pauta-se na análise de um dos livros didáticos aprovado no Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2023, voltado ao ensino fundamental, sobretudo em relação ao recorte historiográfico da “História da África”, a fim de investigar as bases que fundam o ensino de tão importante conteúdo na compreensão e formação de uma consciência que permitam aos educandos compreender a gênese das mazelas sociais, através da conexão com a identidade de cada um deles. Para tanto, a metodologia empregada se traduz na análise bibliográfica das principais obras de Circe Bittencourt e Maria Auxiliadora Schimdt, como norte para a contraposição crítica à noção mercantilista prevalente no sistema editorial e como base no confronto entre a obra analisada e a noção de adequação à realidade social dos educandos a ser encarada pelo professor. Ao final, foi possível identificar a pertinência do método de aprendizado ativo adotado pela coleção analisada, bem como o cabimento da utilização de imagens e questionamentos articulados, de modo a promover maior interação do educando com o texto.

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Bibliographies de l'auteur-e

Alan Ricardo Duarte Pereira, IFRS

Mestre em História pela UFG. Doutorando em História pela UFG.

Thiago Henrique Sampaio, UNICENTRO

Doutorando em História (2020-), Mestre em História (2015-2018), Mestre em Letras (2018-2021) pelos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras (UNESP/Assis), graduado em História (2011-2014) e Letras (2015-2018) pela mesma instituição.

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Publié-e

2024-05-10

Comment citer

PEREIRA, Alan Ricardo Duarte; SAMPAIO, Thiago Henrique. África e os africanos em sala de aula: uma análise da Coleção “Aprender juntos” de história do Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2023. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 2, p. 15, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i2.77005. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/77005. Acesso em: 3 févr. 2025.

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Artigos Livres