Desenvolvimento profissional docente e diretrizes para formação de professores no Brasil: uma reflexão crítica

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DOI :

https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76974

Mots-clés :

Desenvolvimento Profissional Docente. Diretrizes para Formação de Professores. Professores da Educação Básica.

Résumé

Fez-se uma análise da concepção de Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) que aparece nas Diretrizes Curriculares Nacionais, para a Formação dos Professores da Educação Básica. O objetivo foi compreender a concepção do DPD presente no contexto das Resoluções CNE/CP n.º 2/2015, CNE/CP n.º 2/2019 e CNE/CP n.º 1/ 2020. A metodologia se fundamenta na epistemologia dialético-materialista e no enfoque qualitativo da investigação educacional. No plano operacional, usaram-se a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica. A primeira, para a exploração das Resoluções estudadas, e a segunda para a extração dos resultados dos artigos tomados como fontes de evidências. Nos resultados, se destaca uma concepção do DPD como uma prática profissional complexa, contraditória e duradoura, já que abarca um antes, um durante e um depois da formação inicial. A discussão permitiu revelar que a partir de 2015, o conceito de DPD e as Diretrizes Curriculares para Formação de Professores no Brasil foram-se deteriorando, numa submissão às políticas neoliberais impostas pelos organismos internacionais. As conclusões ressaltam que é necessário retomar a centralidade do trabalho docente e sua sustentação numa política de DPD vinculada à valorização profissional como estratégia de enfrentamento das políticas neoliberais.

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Adenilson Mariotti Mattos, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Analista Educacional – ANE/IE da Secretaria de Estado da Educação; Cursista do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Doutorado em Educação) da Universidade de Uberaba – UNIUBE - Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem.

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

É Professor Superior de Espanhol e Literatura e Doutor em Ciências Pedagógicas pela Universidade Central de Villa Clara, Cuba (homologado pela Universidade de São Paulo - USP - como Doutor em Educação). Pós-doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Pesquisa nas áreas de Psicologia Histórico-Cultural, Didática e Formação do Professorado. Desde 2010 é Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Coordena a Comissão de Implantação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Brasil. Coordena o Capítulo Brasil da REED/Rede de Estudos sobre Educação. Membro do Grupo de investigação EDUSIL, da Universidade San Ignacio de Loyola, Lima, Perú, assim como do Conselho Consultivo do Doutorado em Educação dessa Universidade. Lidera o GEPIDE / Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação, cadastrado no CNPq-Brasil.

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Publié-e

2024-09-10

Comment citer

MATTOS, Adenilson Mariotti; AQUINO, Orlando Fernández. Desenvolvimento profissional docente e diretrizes para formação de professores no Brasil: uma reflexão crítica. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 3, p. 16, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i3.76974. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76974. Acesso em: 3 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Educação Básica: entre política e o trabalho docente