v. 20 n. 3 (2024): Dossiê - Educação Básica: entre políticas e o trabalho docente

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A Educação Básica, etapa importante da educação brasileira, a partir da segunda década do século XXI, vem sofrendo inúmeras modificações. Convivemos com uma pandemia, que afastou as crianças e os jovens do ambiente escolar; assistimos a um avanço tecnológico que tem afetado nossas vidas em todos os sentidos; no campo político, tivemos um impeachment, um governo de direita, a presença de políticas públicas neoliberais; inúmeras mudanças na organização do ensino com a implantação da Base Nacional Comum Curricular, da “Reforma” do Ensino Médio, da homologação de três Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da educação básica. Todos esses eventos afetam o trabalho docente, quer em seus aspectos didático-pedagógicos, quer no exercício profissional da docência e ensejam reflexões, pesquisas e discussões. Neste contexto, propõe-se esse Dossiê, focando temas ligados à Educação Básica: trabalho docente, políticas públicas educacionais, tecnologias educacionais e os seus impactos.

Publicado: 2024-09-10

Dossiê - Educação Básica: entre política e o trabalho docente

  • A utilização das TDIC e o REANP em Minas Gerais durante a pandemia Covid-19

    Cleonice Batista da Silva
    19
    DOI: https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76960
  • Docência numa abordagem interseccional: revisão de literatura no catálogo da Capes revisión de literatura en el Catálogo de la Capes

    Karine de Assis Oliveira Soares, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
    9
    DOI: https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76969
  • Metodologias ativas no ensino técnico profissional: estudo das produções científicas

    Adriana Giorola Vilamaior, Vânia Maria de Oliveira Vieira
    19
    DOI: https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76972
  • Desenvolvimento profissional docente e diretrizes para formação de professores no Brasil: uma reflexão crítica

    Adenilson Mariotti Mattos, Orlando Fernández Aquino
    16
    DOI: https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76974
  • Adoecimento psiquico de professores: mapeamento e breve análise da literatura no período de 2018 a 2023

    Maria das Graças de Carvalho Machado, Sálua Cecílio
    16
    DOI: https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76975
  • A política de ações afirmativas no Instituto Federal de São Paulo e a interculturalidade na educação: um recorte do processo seletivo de 2023

    Ilca dos Santos Freitas, Sônia Aparecida Siquelli
    12
    DOI: https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76977
  • Reflexões sobre a afetividade na transição da educação infantil para o Ensino Fundamental I

    Lazara da Piedade Rodrigues Regatieri, Adriana Rodrigues
    20
    DOI: https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76979
  • Fundamentos das políticas e legislações educacionais para a educação básica brasileira

    Isabel Freitas Cunha, Valeska Guimarães Rezende da Cunha
    19
    DOI: https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76980
  • Reflexões sobre a ação docente na educação infantil: o retorno presencial pós-pandemia

    Vivian Leite Pereira Montanher, Marcela Regina Mafra, Marta Regina Furlan
    14
    DOI: https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76981
  • A política pública do livro didático no Brasil: um panorama das pesquisas entre 2016 e 2023

    Sinval Martins de Oliveira, Marilene Ribeiro Resende
    17
    DOI: https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76983