A Sociologia no IFMT

situação atual, perspectivas e desafios

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v18i1.67360

Résumé

Este texto busca traçar um panorama da disciplina de Sociologia no Instituto Federal de Mato Grosso, em meio a incertezas de sua permanência, ocasionadas pelas propostas de reformulação de Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Traçamos um percurso histórico da disciplina no Ensino Básico brasileiro para apresentar as idas e vindas da Sociologia influenciadas por questões político-ideológicas e dialogamos com as legislações e suas prerrogativas para a gestão democrática na educação pública tendo como objetivo compreender as ações de retrocesso inspiradas em ideias neoliberais que estão sendo tomadas pelas instituições, principalmente, após a Reforma do Ensino Médio em 2017.

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Bibliographies de l'auteur-e

Carla de Fátima Cordeiro, IFMT

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, campus Campo Novo do Parecis. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase na questão racial, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, antirracismo, Pensamento Social brasileiro, África e Movimentos anticoloniais.

Joyce Gotlib, IFMT

Possui graduação (Bacharel e Licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2007).Foi bolsista de iniciação científica de agosto de 2006 a dezembro de 2007. Tornou-se mestre em Ciências Jurídicas e Sociais em março de 2010 , com auxílio bolsa CAPES pela Universidade Federal Fluminense,atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, África do sul e lutas por terra. Em 2016, formou-se doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, tendo como temática a relação entre Estado e Sociedade Civil nas políticas públicas fundiárias no Brasil e na África do Sul. Atualmente o ocupa o cargo de professora de sociologia do IFMT.

Fernanda Silva, IFMT

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Mestre em Ciências Sociais, área de concentração em Antropologia, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, 2013) e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, 2006). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Alta Floresta (IFMT/AF), nos cursos Técnicos de Administração e Agropecuária integrados ao Ensino Médio e nos cursos Superiores de Administração e Zootecnia. Tem experiência docente nas áreas das ciências sociais e da educação, pesquisa e consultorias técnicas em antropologia nos temas que envolvem Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas e Violações de Direitos Indígenas, no estado de Mato Grosso e Pará. Tem interesse nos temas: Antropologia e Direito; Território e Meio-Ambiente; Antropologia Política e do Estado; Política indígena e Indigenista e Etnologia Indígena.

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Publié-e

2022-09-26

Comment citer

DE FÁTIMA CORDEIRO, Carla; GOTLIB, Joyce; SILVA, Fernanda. A Sociologia no IFMT: situação atual, perspectivas e desafios . Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 18, n. 1, p. 01–27, 2022. DOI: 10.5216/rir.v18i1.67360. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/67360. Acesso em: 14 mars. 2025.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: O Ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Profissional