A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos

provocações teóricas

Auteurs-es

  • Patrícia Gouvêa Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Rio Verde
  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde
  • Teresa Sarmento

DOI :

https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65342

Résumé

Este ensaio objetiva elucidar provocações teóricas sobre a docência nos Institutos Federais (IFs), em meio à pandemia do início do século XXI, problematizando os desafios, saberes docentes e necessidades formativas para o ensino não presencial. Em face do isolamento social, decorrente do novo coronavírus (COVID-19), os professores foram desafiados ao ensino por meio de aulas remotas não presenciais, tendo que mobilizar diversas estratégias didáticas, algumas de formas improvisadas, mediadas pelas tecnologias, para as quais, muitos não estavam qualificados. Na construção deste ensaio, recorre-se inicialmente, a uma reflexão sobre o contexto sócio político da educação brasileira pública em meio à pandemia. Posteriormente, discorre-se sobre o ensino não presencial no contexto pandêmico, sinalizando as orientações das diretrizes do CNE/MEC e; finalizar-se-á com algumas provocações teóricas sobre a docência, destacando os desafios e advogando a necessidade da formação para a mobilização de saberes docente que contemplem as necessidades do ensino-aprendizagem em um cenário tão complexo.

Palavras-chave: Docência. Ensino não presencial. Saberes docente.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-27

Comment citer

GOUVÊA NUNES, Patrícia; NOGUEIRA PANIAGO, Rosenilde; SARMENTO, Teresa. A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos: provocações teóricas. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 01–21, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i1.65342. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/65342. Acesso em: 19 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

Educação Brasileira e a Ead no contexto pandêmico da Covid- 19: perspectivas e d