A docência nos Institutos Federais em tempos pandêmicos
provocações teóricas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65342Resumen
Este ensaio objetiva elucidar provocações teóricas sobre a docência nos Institutos Federais (IFs), em meio à pandemia do início do século XXI, problematizando os desafios, saberes docentes e necessidades formativas para o ensino não presencial. Em face do isolamento social, decorrente do novo coronavírus (COVID-19), os professores foram desafiados ao ensino por meio de aulas remotas não presenciais, tendo que mobilizar diversas estratégias didáticas, algumas de formas improvisadas, mediadas pelas tecnologias, para as quais, muitos não estavam qualificados. Na construção deste ensaio, recorre-se inicialmente, a uma reflexão sobre o contexto sócio político da educação brasileira pública em meio à pandemia. Posteriormente, discorre-se sobre o ensino não presencial no contexto pandêmico, sinalizando as orientações das diretrizes do CNE/MEC e; finalizar-se-á com algumas provocações teóricas sobre a docência, destacando os desafios e advogando a necessidade da formação para a mobilização de saberes docente que contemplem as necessidades do ensino-aprendizagem em um cenário tão complexo.
Palavras-chave: Docência. Ensino não presencial. Saberes docente.
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