Conhecimento Pedagógico de Conteúdo a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: percepções de professores em formação inicial

Perceptions of Pre-Service Teachers

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69843/rir.v20i2.77000

Palabras clave:

Percepções docentes, oficinas formativas, ensino de química

Resumen

Constituir um bom Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) na formação inicial é uma maneira eficiente de possibilitar aos licenciandos planejar e executar práticas de ensinar e de aprender. Para isto, é preciso que existam espaços que promovam uma conexão entre conteúdos e habilidades pedagógicas, a exemplo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nesta pesquisa, de natureza aplicada, objetivo descritivo e abordagem quali-quantitativa, buscou-se analisar as percepções de professores em formação inicial, participantes do subprojeto PIBID/Química, acerca da constituição do PCK, a partir de uma oficina formativa sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Após a realização da intervenção e da aplicação de uma atividade numa escola de Educação Básica, os pibidianos responderam um questionário semiestruturado de autorrelato, que, interpretado de forma frequencial e interpretativa-construtiva, identificou percepções de boa constituição em relação ao Conhecimento do Conteúdo e ao Conhecimento Pedagógico, mas que não necessariamente levou à percepção de um bom PCK, devido ao uso de tecnologias. Ainda assim, notou-se que a oficina possibilitou a constituição de conteúdos científicos relacionados aos ODS e o desenvolvimento de habilidades pedagógicas por meio do PIBID, que podem eventualmente se tornar parte do PCK dos futuros professores.

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Biografía del autor/a

Felipe Shibukawa Gasparini, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi bolsista PROEC/UFPR (entre julho e dezembro de 2021) no projeto de extensão “Ciência e Arte no FiBrA” e bolsista IC/CNPq (entre setembro de 2022 e agosto de 2023) no projeto de pesquisa “Divulgação Científica de Museus de Ciências e Práticas Educativas para o Desenvolvimento Sustentável”. Desde setembro de 2023, e bolsista IC/Fundação Araucária no projeto de pesquisa “Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: um caso específico no PIBID/Química”.

Everton Bedin, UFRGS Colégio Bom Jesus

Licenciado em Química - UPF

Especialista em TICs na Educação - FURG

Mestre em Educação Química - UFU

Doutor em Educação em Ciências - UFRGS

Eduardo Miranda do Nascimento, Universidade Federal do Paraná

Graduando no curso de Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Faz iniciação científica no Laboratório de Sensores Eletroquímicos (LabSensE). Atualmente é aluno bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Estudos Holísticos Multimodais em Educação em Ciências (GEHMEC). Também participa do Centro Acadêmico de Química (CAQuí) como coordenador de secretária.

Aline Lubyi, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, 2022). Tem interesse em pesquisas nos temas: atividades lúdicas, formação docente, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

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Publicado

2024-05-10

Cómo citar

GASPARINI, Felipe Shibukawa; BEDIN, Everton; NASCIMENTO, Eduardo Miranda do; LUBYI, Aline. Conhecimento Pedagógico de Conteúdo a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: percepções de professores em formação inicial: Perceptions of Pre-Service Teachers. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 2, p. 18, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i2.77000. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/77000. Acesso em: 12 mar. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres