Entre “cantinhos” pedagógicos e brincadeiras: discursos de professor/as sobre gênero na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.69843/rir.v18i1.76959Palavras-chave:
Educação infantil, Relações de gênero, Espaços e brincadeirasResumo
: Este artigo parte da seguinte problemática: Como circulam os discursos de professor/as acerca dos espaços, brinquedos e brincadeiras disponibilizados para meninos e meninas na Educação Infantil? Assim, tem por objetivo analisar os discursos de professor/as da Educação Infantil acerca dos “cantinhos” pedagógicos e das brincadeiras ofertadas às crianças, investigando como os discursos moldam as interações de gênero e como meninos e meninas transgridem essas ofertas. A partir da perspectiva foucaultiana, em que discursos são práticas que sustentam os regimes de verdade, o estudo explora as relações de gênero na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que realizou entrevistas semiestruturadas com professor/as da Educação Infantil de instituições públicas. A partir das análises dos discursos, percebe-se que, embora professor/as reconheçam a flexibilidade dos “cantinhos” pedagógicos, há uma forte normatização que reforça os estereótipos de gênero, com meninos e meninas, sendo direcionados a ocupar espaços e utilizar brinquedos que são associados a seus gêneros. No entanto, há discursos que evidenciam que as crianças, em alguns momentos, desafiam essas normas, criando novas relações e transgredindo expectativas de gênero estabelecidas socialmente. Tais transgressões sugerem a necessidade de abertura e debate para (re)pensar e (re)construir práticas diversas e equânimes na Educação Infantil.
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