Entre “cantinhos” pedagógicos e brincadeiras: discursos de professor/as sobre gênero na educação infantil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.69843/rir.v18i1.76959

Mots-clés :

Educação infantil, Relações de gênero, Espaços e brincadeiras

Résumé

: Este artigo parte da seguinte problemática: Como circulam os discursos de professor/as acerca dos espaços, brinquedos e brincadeiras disponibilizados para meninos e meninas na Educação Infantil? Assim, tem por objetivo analisar os discursos de professor/as da Educação Infantil acerca dos “cantinhos” pedagógicos e das brincadeiras ofertadas às crianças, investigando como os discursos moldam as interações de gênero e como meninos e meninas transgridem essas ofertas. A partir da perspectiva foucaultiana, em que discursos são práticas que sustentam os regimes de verdade, o estudo explora as relações de gênero na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que realizou entrevistas semiestruturadas com professor/as da Educação Infantil de instituições públicas. A partir das análises dos discursos, percebe-se que, embora professor/as reconheçam a flexibilidade dos “cantinhos” pedagógicos, há uma forte normatização que reforça os estereótipos de gênero, com meninos e meninas, sendo direcionados a ocupar espaços e utilizar brinquedos que são associados a seus gêneros. No entanto, há discursos que evidenciam que as crianças, em alguns momentos, desafiam essas normas, criando novas relações e transgredindo expectativas de gênero estabelecidas socialmente. Tais transgressões sugerem a necessidade de abertura e debate para (re)pensar e (re)construir práticas diversas e equânimes na Educação Infantil.  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AQUINO, V. G. de. Gênero na educação infantil: investigando a prática pedagógica de professores do município de Vitória da Conquista - Bahia. 2019. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2019.

BALTHAZAR, G. da S. Crianças viadas e o deslugar do gênero na escola: notas para um feminismo cor de ar. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p. 01-22, 2020.

BORGES, T. M. Brincadeiras na educação infantil: um espaço para construção da equidade de gênero. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2023.

BUJES, M. I. E. Crianças e brinquedo: feitos um para o outro? In: COSTA, M. V.; VEIGA-NETO, A. (orgs.). Estudos Culturais em Educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: UFRGS, 2004. p. 205-228.

BUJES, M. I. E. Descaminhos. In: COSTA, M. V. (org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2007. p. 11-33.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 13. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, J. Desfazendo gênero. São Paulo: Unesp, 2022.

CARVALHO, R. S. de. A generificação da docência na Educação Infantil: desconstruindo lições presentes em livros de formação de professor/as. In: FINCO, D.; GOBBI, M. A.; FARIA, A. L. G.de. Creche e feminismo: desafios atuais para uma educação descolonizadora. Campinas: Leitura Crítica, 2015, p. 95-114.

CARVALHO, T. C. Discursos de professor/as da Educação Infantil a respeito de gênero: um olhar para os “cantinhos” pedagógicos. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.

FINCO, D. Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil. Proposições, Campinas, n. 14, v. 3, p. 89-101, 2003.

FINCO, D. Educação Infantil, Gênero e Brincadeiras: das naturalidades às transgressões. 2005. Trabalho apresentado no GT 07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos. Anais da 28ª Reunião anual da Associação Nacional de Pesquisas em Pós-Graduação em Educação – ANPED. Disponível em: <http://www.anped.org.br/biblioteca/item/educacao-infantil-genero-e-brincadeiras-das-naturalidades-transgressoes>. Acesso em: 20 de nov. de 2019.

FINCO, D. Educação Infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: Análise das interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras do gênero. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

FISCHER, R. M. B. Foucault e a Análise do Discurso em Educação. Cadernos de Pesquisa CEDES, vol. 114, p. 197-223, 2001.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986.

FOUCAULT, M. Qu’est-ce que la critique?. Bulletin de la Société Française de Philosophie, Paris, v. 84, n. 2, p. 35-63, 1990.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1993.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade. vol. 2. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. 19. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

NASCIMENTO, A. C. de O. A Influência da Ideologia patriarcal na definição dos brinquedos infantis. Revista em Pauta, Rio de Janeiro, n. 37, v. 14, p. 296-318. 2016.

PAECHTER, C. Meninos e meninas: aprendendo sobre masculinidades e

feminidades. Porto Alegre: Artmed, 2009.

PARAÍSO, M. Fazer do caos uma estrela dançarina no currículo. In: PARAÍSO, M.; CALDEIRA, M. C. Pesquisa sobre currículos, gêneros e sexualidades. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018. p. 23-52.

PONTA GROSSA, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa. Referenciais Curriculares: Educação Infantil. Ponta Grossa: 2020.

SANTIAGO, F.; FARIA, A. L. G. de. Para além do Adultocentrismo: uma outra formação docente descolonizadora é preciso. Educação e Fronteiras On-Line, v. 5, n. 13, p. 72-85, jan./abr. 2015.

SAYÃO, D. T. A construção de identidades e papéis de gênero na infância: articulando temas para pensar o trabalho pedagógico da educação física na educação infantil. Pensar a Prática, n. 5, p. 1-14, jul./jun. 2002.

SILVA, J. P. Crianças queer no currículo escolar. In: PARAÍSO, M.; CALDEIRA, M. C. Pesquisa sobre currículos, gêneros e sexualidades. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018. p. 261-278.

VEIGA-NETO, A. A ordem das disciplinas. 1996. 344 f. Tese (Doutorado) – Curso de Doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.

VEIGA-NETO, A. Na oficina de Foucault. In: GONDRA, J. G.; KOHAN, W. O. (orgs.). Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 79-91.

VIANNA, C.; FINCO, D. Meninas e meninos na Educação Infantil: uma questão de gênero e poder. Cadernos Pagu, n.33, p. 265-283, jul./dez. 2009.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-16

Comment citer

CARVALHO SANTOS, TUANY; HEERDT, BETTINA. Entre “cantinhos” pedagógicos e brincadeiras: discursos de professor/as sobre gênero na educação infantil. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 18, n. 1, 2024. DOI: 10.69843/rir.v18i1.76959. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76959. Acesso em: 19 sept. 2024.