Currículo na Educação Infantil e a emergência de teorização negra para o trabalho pedagógico com as infâncias
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v18i3.69722Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem o desejo de ampliar o debate sobre a importância da educação para as relações étnico-raciais na educação infantil e oferecer disparadores que possibilitem a construção de estratégias para o enfrentamento do racismo no cotidiano escolar. Uma reflexão teórico-prática que parte de nossas experiências educativas, enquanto professoras e pesquisadoras negras que estudam infâncias e negritude, e do aporte teórico de epistemologias negras necessárias para reconstruir o processo educativo com a Lei 10.639/03. Afirmamos, a partir dos Estudos do Cotidiano, o espaço escolar como ambiente importante na construção de subjetividades e trazemos possíveis caminhos para criação de práticas antirracistas e enegrecidas. Portanto, com inspiração nos valores civilizatórios afro-brasileiros arriscamos palavras, sentidos e apostas educativas em desenho de uma gira de pensamentos infantis para denegrir a educação e suas relações.
Palavras-chave: Educação infantil. Currículo. Epistemologia negra.
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