A educação na pandemia do novo coronavírus
uma excepcionalidade ou uma prioridade?
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v16i1.65388Resumo
A inabilidade do governo federal brasileiro abarca todos os setores desde o social, passando pelo cultural, saúde pública, economia e educação. A economia se tornou mais importante do que salvar vidas e a perversidade do capitalismo faz com que haja uma queda de braço judicial entre os setores da economia e os poderes públicos. É importante discutir o acesso às Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs), uma vez que, são os principais recursos de ligação entre professores e estudantes, além de, funcionarem como meio de efetivação de uma prática pedagógica à distância, imposta pelo isolamento social. Como tese, este ensaio busca evidenciar como as políticas públicas educacionais, direcionadas ao enfrentamento da pandemia de COVID-19, não levam em consideração a realidade desigual de acesso às TDICs e aos bens sociais, econômicos e culturais de professores e estudantes dos sistemas de educação brasileiros. Assim, objetivamos entender de que forma essas políticas públicas educacionais emergenciais tendem a desconsiderar esse contexto dentro do cenário nacional e quais as consequências para o ensino e a aprendizagem.
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