Estágio supervisionado e pesquisa: limites e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.57740

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a pesquisa realizada no âmbito das experiências na condução do Estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO – Campus Palmas e refletir sobre o desenvolvimento do Estágio e da relação entre teoria e prática na formação de Professores. Sendo este um espaço de formação e desenvolvimento de habilidades necessárias à prática docente do futuro professor/pesquisador, por meio da observação, da participação e da regência como partes das ações pedagógicas. A formação do professor é assunto amplamente discutido nas instituições de ensino, principal motivador para desenvolvimento das metodologias da condução da disciplina de Estágio supervisionado. Investigou-se a relevância da articulação das componentes curriculares para a formação docente, no Estágio supervisionado como meio de aproximação elaborada da realidade escolar, a partir de projetos de intervenção nas modalidades de Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos. Observou-se a importância de uma postura crítica da prática pedagógica, na utilização dos métodos de pesquisa para formação integral do futuro professor/pesquisador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Abrão da Silva Castilho, IFTO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2003) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atualmente é professor/pesquisador do Instituto Federal do Tocantins - IFTO. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia do trabalho, Ensino de Sociologia e Sociologia Organizacional.

Danillo Deus Castilho

Graduado em Física (Licenciatura) pela UFG (Universidade Federal de Goiás) em 2012. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela UFG, obtido em 2015. Atualmente é professor na educação básica. Desenvolve pesquisa na área de Educação em Ciências, com ênfase em FHC e avaliação do conhecimento científico.

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

CASTILHO, Weimar Silva; CASTILHO, Juliana Abrão da Silva; CASTILHO, Danillo Deus. Estágio supervisionado e pesquisa: limites e possibilidades. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 01–18, 2020. DOI: 10.5216/rir.v16i2.57740. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/57740. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres