Estágio supervisionado e pesquisa: limites e possibilidades
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v16i2.57740Résumé
O presente trabalho tem como objetivo relatar a pesquisa realizada no âmbito das experiências na condução do Estágio supervisionado no Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO – Campus Palmas e refletir sobre o desenvolvimento do Estágio e da relação entre teoria e prática na formação de Professores. Sendo este um espaço de formação e desenvolvimento de habilidades necessárias à prática docente do futuro professor/pesquisador, por meio da observação, da participação e da regência como partes das ações pedagógicas. A formação do professor é assunto amplamente discutido nas instituições de ensino, principal motivador para desenvolvimento das metodologias da condução da disciplina de Estágio supervisionado. Investigou-se a relevância da articulação das componentes curriculares para a formação docente, no Estágio supervisionado como meio de aproximação elaborada da realidade escolar, a partir de projetos de intervenção nas modalidades de Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos. Observou-se a importância de uma postura crítica da prática pedagógica, na utilização dos métodos de pesquisa para formação integral do futuro professor/pesquisador.
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