Complexidade da cultura escolar: elementos dialogicos na prática educativa
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.56575Palavras-chave:
Cultura Escolar, Início da docência, Paradigma da Complexidade, Etnografia Crítica.Resumo
Objetivamos compreender os elementos produzidos nas relações entre as culturas escolares e o desenvolvimento docente dos professores de Educação Física iniciantes na carreira na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre- RS. Realizamos uma etnografia educacional crítica em duas escolas, onde emergiram duas grandes categorias analíticas: “Imprinting” cultural: choque cultural sobre realidades opostas no mundo da docência; Rotinização da vida cotidiana na escola: Debates sobre Perspectivas e compreensões sobre a escola e a educação. Concluímos que as marcas culturais, em diferentes situações de ensino, contribuem para os professores demarcarem condutas e rotinas no início da docência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-01-22
Como Citar
SANTOS DA CONCEIÇÃO, Victor Julierme; MOLINA NETO, Vicente; KRUG, Hugo Norberto. Complexidade da cultura escolar: elementos dialogicos na prática educativa. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 17, n. 2, p. 01–15, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i2.56575. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/56575. Acesso em: 9 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.