Complexidade da cultura escolar: elementos dialogicos na prática educativa
DOI :
https://doi.org/10.5216/rir.v17i2.56575Mots-clés :
Cultura Escolar, Início da docência, Paradigma da Complexidade, Etnografia Crítica.Résumé
Objetivamos compreender os elementos produzidos nas relações entre as culturas escolares e o desenvolvimento docente dos professores de Educação Física iniciantes na carreira na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre- RS. Realizamos uma etnografia educacional crítica em duas escolas, onde emergiram duas grandes categorias analíticas: “Imprinting” cultural: choque cultural sobre realidades opostas no mundo da docência; Rotinização da vida cotidiana na escola: Debates sobre Perspectivas e compreensões sobre a escola e a educação. Concluímos que as marcas culturais, em diferentes situações de ensino, contribuem para os professores demarcarem condutas e rotinas no início da docência.Téléchargements
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Publié-e
2021-01-22
Comment citer
SANTOS DA CONCEIÇÃO, Victor Julierme; MOLINA NETO, Vicente; KRUG, Hugo Norberto. Complexidade da cultura escolar: elementos dialogicos na prática educativa. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 01–15, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i2.56575. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/56575. Acesso em: 19 sept. 2024.
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