A fotografia nas aulas de história - potencialidades
DOI:
https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54362Resumo
O presente artigo aborda a potencialidade da fotografia no Ensino de História a partir do uso de imagens fotográficas retiradas da obra “Trabalhadores – uma arqueologia da era industrial” do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Foram feitas revisão bibliográfica que possibilitou compreender como a fotografia pode ser percebida como fonte histórica, e análise do desenvolvimento de Projeto de Ação Didática realizado na Escola Estadual João Pinheiro em Ituiutaba, Minas Gerais. O Projeto foi desenvolvido em quatro turmas do sexto ano. Os resultados revelaram que o trabalho com fotografias nas aulas de história contribuiu para religar saberes, ampliar a leitura de mundo, e para a formação histórica e crítica dos estudantes.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Lei no 5.692/71).
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia (Ensino Fundamental – 5ª a 8ª séries). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/historia.pdf) Acesso em: 03 out. 2017.
GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de História: experiência, reflexões e aprendizado. 13. ed. rev. ampl. – Campinas, SP: Papirus, 2012.
ITUIUTABA. Projeto Político Pedagógico – PPP. Escola Estadual João Pinheiro. 2015 (digitalizado).
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. 167 p.
LAUTIER, Nicole. Os Saberes Históricos em Situação Escolar: circulação, transformação e adaptação. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n.1, p. 39-58, jan./abril, 2011. Disponível em: < https://goo.gl/vmyH68> Acesso em: 03 out. 2017.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
SALGADO, Sebastião. Trabalhadores – uma arqueologia da era industrial. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SEFFENER, Fernando. Teoria, metodologia e ensino de história. In: GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcellos et al. Questões de Teoria e Metodologia da História. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2000, p. 257-288.
SONEGO, Márcio Jesus Ferreira. A fotografia como fonte histórica. Historia, Rio Grande, v. 1, n. 2, p.113-120, dez. 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/hist/article/view/2366>. Acesso em: 25 ago. 2017.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 113 p. Disponível em: <http://lelivros.com/book/baixar-livro-sobre-fotografia-susan-sontag-em-pdf-mobi-e-epub/>. Acesso em: 24 out. 2017.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto de ação didática: Uma técnica de ensino para inovar a sala de aula. In: VEIGA, Passos Alencastro (org.). Técnicas de ensino: Novos tempos, novas configurações. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos encaminhados para publição na revista ITINERARIUS REFLECTIONIS deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. A revista ITINERARIUS REFLECTIONIS se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Texto sobre Copyright do conteúdo da Revista.