A fotografia nas aulas de história - potencialidades

Autores/as

  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU
  • Davi Aragão Martins da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rir.v15i1.54362

Resumen

O presente artigo aborda a potencialidade da fotografia no Ensino de História a partir do uso de imagens fotográficas retiradas da obra “Trabalhadores – uma arqueologia da era industrial” do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Foram feitas revisão bibliográfica que possibilitou compreender como a fotografia pode ser percebida como fonte histórica, e análise do desenvolvimento de Projeto de Ação Didática realizado na Escola Estadual João Pinheiro em Ituiutaba, Minas Gerais. O Projeto foi desenvolvido em quatro turmas do sexto ano. Os resultados revelaram que o trabalho com fotografias nas aulas de história contribuiu para religar saberes, ampliar a leitura de mundo, e para a formação histórica e crítica dos estudantes.

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Biografía del autor/a

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU

Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professor do Curso de História da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal - FACIP.

Davi Aragão Martins da Silva

Professor de História. Graduado em História pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU)

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Publicado

2019-01-12

Cómo citar

SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes; MARTINS DA SILVA, Davi Aragão. A fotografia nas aulas de história - potencialidades. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 01–21, 2019. DOI: 10.5216/rir.v15i1.54362. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/54362. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres