Docência numa abordagem interseccional: revisão de literatura no catálogo da Capes
revisión de literatura en el Catálogo de la Capes
DOI :
https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76969Mots-clés :
Docência, Gênero, RaçaRésumé
Este artigo trata de sobre uma revisão de literatura que versa sobre a interseccionalidade no contexto do trabalho docente, como base o catálogo de teses e dissertações da Capes. Essa revisão constitui uma etapa de uma pesquisa de doutorado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, que trata sobre os efeitos das intersecções de gênero, raça e classe nas trajetórias formativas de professoras da educação básica de um município goiano. A interseccionalidade é um conceito interdisciplinar que se refere às maneiras como as múltiplas dimensões das identidades se interconectam nas relações de poder presentes na esfera social, e pode ser uma importante ferramenta de compreensão do trabalho docente. Esta revisão tem por objetivo identificar as territorialidades, as tendências metodológicas, as lacunas e principais contribuições na pesquisa sobre trabalho docente na perspectiva interseccional. Como resultado, foram encontradas quinze pesquisas, sendo duas teses e treze dissertações. Todas as produções encontradas possuem autoria de mulheres, oito são vinculadas a programas de mestrados profissionais, com produtos educacionais desenvolvidos e aplicados, destacando-se o Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia, com cinco pesquisas.
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