Docência numa abordagem interseccional: revisão de literatura no catálogo da Capes

revisión de literatura en el Catálogo de la Capes

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.69843/rir.v20i3.76969

Mots-clés :

Docência, Gênero, Raça

Résumé

Este artigo trata de sobre uma revisão de literatura que versa sobre a interseccionalidade no contexto do trabalho docente, como base o catálogo de teses e dissertações da Capes. Essa revisão constitui uma etapa de uma pesquisa de doutorado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, que trata sobre os efeitos das intersecções de gênero, raça e classe nas trajetórias formativas de professoras da educação básica de um município goiano. A interseccionalidade é um conceito interdisciplinar que se refere às maneiras como as múltiplas dimensões das identidades se interconectam nas relações de poder presentes na esfera social, e pode ser uma importante ferramenta de compreensão do trabalho docente. Esta revisão tem por objetivo identificar as territorialidades, as tendências metodológicas, as lacunas e principais contribuições na pesquisa sobre trabalho docente na perspectiva interseccional. Como resultado, foram encontradas quinze pesquisas, sendo duas teses e treze dissertações. Todas as produções encontradas possuem autoria de mulheres, oito são vinculadas a programas de mestrados profissionais, com produtos educacionais desenvolvidos e aplicados, destacando-se o Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia, com cinco pesquisas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Karine de Assis Oliveira Soares, Instituto Federal de Goiás

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática-PPGECM pelo Instituto Federal de Goiás. Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás - UFG, Especialista em Docência no Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela Faculdade Futura. Pesquisadora na área de filosofia da educação com os temas: paidéia grega, história da educação na filosofia, trabalho docente e mal-estar docente. Participou como membro do Fórum da Medicalização da Educação e da Sociedade da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí-Goiás. Atualmente leciona Filosofia e Sociologia no Ensino Médio como professora da rede privada de Jataí/Goiás.

Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, IFG

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Jataí/GO

Références

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Jandaíra, 2021.

ARAÚJO, Sandra Santos de. Políticas intersetoriais e interseccionais de enfrentamento à violência contra a mulher e escolas públicas do município de Biritinga-BA: redes e reexistência. 2021. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade), Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2021.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. 2005. 339 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.

CRENSHAW, Kimberlé Williams. Mapping the Margins: intersectionality, identity politics, and violence against women of color. Stanford Law Review, Palo Alto, v. 43 n. 6, p. 1241-1299, 1991.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização: Flávia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

LOBO, Carla Marina Neto das Neves. Mulheres professoras e a interseccionalidade interdisciplinar e transversal na prática docente. 2019. 273 f. Tese (Doutorado em Política Social), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

MENDES, Michelly da Silva. Currículo e interseccionalidade: construção do espaço de poder da mulher preta oficial combatente da PMRO. 2020. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2020.

MOURA, Carla de. As Marias dA Conceição: Por um ensino de História situado, decolonial e interseccional. 2018. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

MOURA, Mariana de Almeida de. 'Se fosse um passarinho, também iria voar': a escola e a educação das crianças em situação de acolhimento institucional. 2021. 281f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2021.

MUNHOZ, Bárbara Alves. Educação, interseccionalidade e direitos humanos: um estudo sobre o currículo, ações pedagógicas e formação de professores para a Penitenciária Estadual Feminina Suely Maria de Mendonça em Porto Velho/RO. 2023. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Rondônia, Rondônia, 2023.

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.

REAL, Luara Rodrigues. Professoras universitárias negras de língua inglesa do Brasil e o letramento racial crítico: práticas subversivas em narrativa autobiográficas. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem), Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, 2022.

RODRIGUES, Vanessa Ionara dos Santos. Ser do seminário baiano: construções identitárias entre jovens rurais estudantes da Escola Família Agrícola de Jaboticaba - EFAJ, em Quixabeira - Bahia. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade), Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2020.

ROSA DA SILVA, Sulamita. Trajetórias de professoras negras dos cursos de formação de professores da UFAC/Campus Rio Branco. 2019. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2019.

SANTOS, Amanda Oliveira dos. Educação feminista e antirracista: Narrativas de Estudantes Negras em Maringaba-BA. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade), Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2019.

SANTOS, Cícera Maria Mamede. Estágio supervisionado e narrativas de formação do docente - formador: fundamentos teóricos e práticas docentes. 2021. 217 f. Dissertação (Mestrado Educação), Universidade Regional do Cariri, Crato, 2021.

SANTOS, Luciana Lima dos. O brincar e as diferenças: escrevivências (auto)formativas com professores(as) na Brinquedoteca Criação. 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade), Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2020.

SANTOS, Vitória Brito. Condição de ser gente: entre a mídia, a construção das identidades infantis, os direitos humanos e o (não)olhar docente. 2022. 169 f. Tese (Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social), Universidade Feevale, Rio de Janeiro, 2022.

SILVA, Anne Caroline da. Vivências do processo de escolarização de estudantes negros com deficiência e de suas famílias. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2022.

SOUZA, Vaneza Oliveira de. Relações étnico-raciais e de gênero no contexto das práticas pedagógicas: escrevivências e (re)invenções na educação básica. 2020. 239 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade), Universidade do Estado da Bahia, Bahia, 2020.

Téléchargements

Publié-e

2024-09-10

Comment citer

SOARES, Karine de Assis Oliveira; CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira. Docência numa abordagem interseccional: revisão de literatura no catálogo da Capes: revisión de literatura en el Catálogo de la Capes. Itinerarius Reflectionis, Jataí-GO., v. 20, n. 3, p. 9, 2024. DOI: 10.69843/rir.v20i3.76969. Disponível em: https://revistasufj.emnuvens.com.br/rir/article/view/76969. Acesso em: 3 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Educação Básica: entre política e o trabalho docente